Assinar
Cultura

Agenda para o dia 2 de Julho, sexta-feira, na região

Com mais um fim de semana à porta, as iniciativas começam a aumentar e as sugestões são para todos os gostos. Da Concentração de Vespas, em Fátima, ao Mercado Medieval de Óbidos, sem esquecer o Rockspot, na Bajouca. Conheça o que há na região.

Com mais um fim de semana à porta, as iniciativas começam a aumentar e as sugestões são para todos os gostos. Da Concentração de Vespas, em Fátima, ao Mercado Medieval de Óbidos, sem esquecer o Rockspot, na Bajouca. Conheça o que há na região.8H00
Concentração de Vespas em Fátima
Milhares de vespas reúnem-se no Estádio Municipal de Fátima para aquela que promete ser a maior concentração mundial do género. O secretariado começa a funcionar às 8 horas e durante o dia, os participantes podem sair para programas previamente preparados ou organizar um passeio livre. Pelas 18h30, tem início uma prova de resistência de 5 horas no kartódromo FunPark. A noite termina com animação musical com a banda “3ó clock” e “Declínios” na Aldeia Vespa.

10H00
Pinhal das Artes continua em São Pedro de Moel
O recinto prepara-se para mais um dia. Paulo Lameiro e companhia efectuam o acolhimento a partir das 10h30. Às 11 horas, e depois às 15 horas, as tendas temáticas recebem multiarte e às 13 horas acontece o piquenique, seguido de uma sesta cantada na Tenda Central. A animação continua com Bramborry, na tenda central, às 20 horas, e Piccolini Filarmónicos às 21h30, num coro e orquestra realizado por pais e filhos. A última actividade é a observação das estrelas e histórias à fogueira, pelas 22h30.

Vidro decorativo no Posto de Turismo de Monte Real
O Posto de Turismo de Monte Real acolhe uma exposição de trabalhos em vidro decorativo, de Antonieta Magalhães, até 15 de Julho, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00, de terça-feira a domingo.

11H00
Programas para os mais pequenos no Museu do Vidro na Marinha Grande
O conto “Guilherme, o Grãozinho de Areia” e o ateliê “Meter as mãos no vidro” são as duas actividades propostas pela Câmara da Marinha Grande, até dia 28 de Agosto. O primeiro, uma leitura animada da história, é para crianças dos 3 aos 9 anos, enquanto o ateliê pedagógico é dirigido para crianças dos 3 aos 12 anos, que se vão aventurar e explorar os materiais e ferramentas utilizadas no fabrico e decoração do vidro. As iniciativas realizam-se das 11horas às 12h30 e repetem das 15 às 17 horas, no Museu do Vidro, no Palácio Stephens, na Marinha Grande.

17H00
Óbidos transforma-se em Mercado Medieval
A vila de Óbidos regressa à Idade Média com mais uma edição do Festival Medieval. Ceias medievais, animação e novos horários, são algumas das novidades, entre 1 e 18 de Julho, de quinta a domingo. A temática anda à volta das “Artes e Ofícios”. Todos os dias haverá Torneios e Cortejos. Está de volta o Assalto ao Castelo, uma recriação histórica que melhor representa a arte de guerrear e as diferentes estratégias militares desenvolvidas na época medieval.
A Torre Mágica é um novo espaço do Mercado Medieval de Óbidos, direccionado a crianças dos 3 aos 12 anos. No interior da Torre Albarrã, em pleno recinto da Cerca do Castelo, desenvolve-se um atelier de construção de adornos para os mais pequenos cobrirem a cabeça e um teatro de fantoches, com a recriação da lenda da conquista do castelo.

18H30
Festas de São Pedro em Porto de Mós
Porto de Mós prepara-se para os últimos dias das Festas de São Pedro. Com início às 18h30, as tasquinhas começam a oferecem o que de melhor se faz no concelho. Às 22h30 tem início o V Festival da Juventude, com as bandas Guesswhat e Draft. O baile começa à meia-noite, com Paulo Figueiredo e Sónia Rosa.

20H30
Tasquinhas em Monte Real
Começa um fim de semana de gastronomia em Monte Real, com tasquinhas promovidas pelas colectividades locais e a Junta de Freguesia. Até domingo, no Parque Olímpio Duarte Alves.

21H00
Bajouca recebe mais uma edição do Rockspot
Mazgani, d3O, Murdering Tripping Blues e Black Leather são os convidados para o primeiro dia do Festival Rockspot. No palco secundário pode encontrar os Glup Glup Glup e Alternative. Os bilhetes custam quatro euros.
Vinte por cento dos lucros do Festival revertem a favor da APPC – Núcleo de Leiria, à semelhança de outras edições.

Conferência em Pombal sobre Maçonaria
No âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, o Arquivo Municipal de Pombal organiza a segunda conferência do ciclo sobre a República, intitulada “A Maçonaria e a República”, com o orador António Lopes, Director do Museu Maçónico Português.

21H30
II Gala do Cercina Novas Oportunidades

A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (Cercina) realiza a II Gala do CERCINA Novas Oportunidades, no Cine Teatro da Nazaré. A gala é animada pelo Grupo Musical “Amigos para Sempre – Nova Geração” e pelo Grupo T13 de S. Martinho do Porto. Os actores e actrizes deste grupo de teatro concluíram o processo de RVCC em Dezembro de 2009 e levaram como trabalho final a uma sessão de júri esta peça de teatro dirigida e elaborada pelos seus sete elementos e pela encenadora Sofia Bernardo, que agora vão apresentar ao público em geral.

Arraial na Amieirinha, Marinha Grande
A organista Raquel Santos anima a noite de arraial na Amieirinha. A festa prolonga-se até domingo.

22H00
Flamenco e Sevilhanas por El Maleno e Paula Lopes na Fnac Leiria

Alfonso El Maleno é um bailarino espanhol, coreógrafo e professor de flamenco, com mais de trinta anos de experiência e várias internacionalizações, que apresenta o espectáculo de dança Flamenco e Sevilhanas onde funde várias culturas e sentimentos.

Desbundixie na praia do Pedrógão
A banda de dixie jazz toca a partir das 22 horas na praia do concelho de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados