Assinar
Desporto

Faltam 100 árbitros de futebol no distrito de Leiria

A Associação de Futebol de Leiria precisa de mais 100 árbitros filiados para poder assegurar a arbitragem de todas as partidas que organiza.

São elemento essencial para o jogo, mas cada vez mais escassos. A Associação de Futebol de Leiria (AFL) precisa de mais 100 árbitros filiados para poder assegurar a arbitragem de todas as partidas e fazer uma gestão equilibrada do quadro.

Associação tem actualmente 157 juízes

Com perto de 700 equipas a competir nos campeonatos distritais de futebol 11, 7 e futsal, o presidente da AFL diz que os actuais 157 juízes não são suficientes para suprir todas as necessidades.

“Não tem sido fácil angariar jovens para a arbitragem”, explica Júlio Vieira, considerando que “existe uma imagem muito negativa da arbitragem”. “É uma carreira digna mas nenhum jovem quer ir para árbitro quando sabe que vai ser o culpado de todos os erros que aconteçam durante o jogo”, afirma o dirigente.

Actualmente, os “homens de negro”, 54 dos quais ligados ao futsal, realizam entre dois a três jogos por fim-de-semana e este é um cenário “impensável” para Júlio Vieira. “Como há poucos, os que existem estão sobrecarregados e nem podem pensar em ter vida social, porque têm o fim-de-semana todo preenchido com jogos”, refere.

Outro dos factores que, na opinião do dirigente, influencia a fraca adesão à arbitragem é a obrigatoriedade em estar colectado. Desde 2006, os árbitros ficaram obrigados a dar início de actividade. A medida fez com que a AFL perdesse 50 dos seus árbitros, na sua maioria estudantes, alunos bolseiros ou desempregados que, caso continuassem a apitar os jogos, perderiam as regalias que detinham (bolsa de estudo ou subsídios).

Num cenário ideal, Júlio Vieira gostaria de ter no quadro da associação entre 200 a 250 árbitros. “Só assim podemos fazer uma gestão correcta do quadro e não sobrecarregar um árbitro com quatro jogos num fim-de-semana, mais deslocações e relatórios”.

Curso. A Associação vai dar início a um curso de arbitragem dia 8 de Outubro, para futebol 11 e futsal. Os participantes terão formação durante três sábados e um fim-de-semana. A inscrição é gratuita.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados