Assinar
Cultura

Lançado roteiro para dar a conhecer referências republicanas de Leiria

O roteiro “Um Circuito Republicano” foi hoje lançado em Leiria, sugerindo um passeio de descoberta pela cidade e pela história de personagens e acontecimentos relacionados com a República.

O roteiro “Um Circuito Republicano” foi hoje lançado em Leiria, sugerindo um passeio de descoberta pela cidade e pela história de personagens e acontecimentos relacionados com a República.

Da autoria do historiador Acácio de Sousa, o roteiro é, segundo o próprio, “uma viagem de uma hora pela cidade tradicional, que tem os seus encantos para descobrir”.

Ao longo de 20 etapas, os visitantes são convidados a completar um circuito que começa no Rua Gomes Freire e termina no Largo da República, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, “uma obra encomendada pela Monarquia e inaugurada pela República”, conta Acácio de Sousa. O edifício completa cem anos sobre a inauguração a 07 de outubro de 2010.

Para Leiria, que contém 47 referências republicanas na sua toponímia, o lançamento do circuito republicano vai ao encontro de uma necessidade manifestada pela população, explica o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes.

Antes do lançamento formal do documento, nos últimos meses, foram organizados três roteiros republicanos pela cidade que conheceram elevada participação.

“O roteiro tem sido um sucesso e dá para perceber a sede que as pessoas têm por cultura. As pessoas querem conhecer mais sobre a sua terra e este circuito vai ao encontro disso, permitindo também aos turistas conhecer melhor a cidade”, afirma o vereador.

“Um Circuito Republicano” tem distribuição gratuita e estará disponível na internet, prevendo-se que seja complementado no futuro com serviço de audio-guia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados