Assinar Edições Digitais
Sociedade

Obras no IC36 abatem 418 sobreiros em Leiria e compensação é feita em Setúbal

os Ministérios da Agricultura e das Obras Públicas autorizaram a concessionária responsável pela construção do IC36 a abater 418 sobreiros, na freguesia da Barreira.

Os Ministérios da Agricultura e das Obras Públicas autorizaram a concessionária responsável pela construção do IC36 a abater 418 sobreiros, na freguesia da Barreira. Esta espécie de árvore é protegida, de crescimento lento e têm um tempo de vida entre os 300 e os 400 anos.

A informação foi publicada em Diário da República e os sobreiros, 100 adultos e 318 jovens, estão situados no lugar da Mourã e fazem parte de “povoamentos e núcleos de valor ecológico elevado daquela espécie”, lê-se no despacho.

Para a concretização do projecto, a empresa concessionária AELO – Auto-Estradas do Litoral Oeste propos o povoamento de sobreiros em 4,2 hectares da Mata Nacional da Machada, no Barreiro, distrito de Setúbal.

“Este abate devia ser compensado na região. Não faz sentido que se cortem os sobreiros na Barreira e se plantem em Setúbal”, afirma o presidente da junta da Barreira.

Leia mais na edição em papel.