Urgência do Hospital de Leiria tem novo modelo de atendimento
O Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, que funciona desde quinta-feira em instalações provisórias, nas traseiras do edifício, adoptou um novo modelo de atendimento.
Este artigo tem mais de 15 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
O Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, que funciona desde quinta-feira em instalações provisórias, nas traseiras do edifício, adoptou um novo modelo de atendimento.
» Quem recorrer à Urgência Geral do Hospital de Leiria, deve agora contornar o edifício. Os novos blocos de atendimento situam-se na torre Poente, junto ao parque de estacionamento que serve a Consulta Externa, e ali permanecerão cerca de um ano enquanto decorrerem as obras de requalificação do serviço no corpo central da unidade.
» As ambulâncias de transporte de doentes têm um corredor privilegiado para dar a volta o edifício. Uma entrada com rampa foi pensada para permitir o acesso às macas. Os restantes doentes entram pela porta situada mais à direita.
» Os doentes emergentes (cor vermelha) são atendidos de imediato. Uma sala, com capacidade para três macas, permitem um socorro mais rápido junto à zona de estacionamento de ambulâncias.
» As novas instalações contemplam duas salas de espera. Na primeira, os doentes efectuam a respectiva inscrição antes de passarem para a zona de triagem, onde foram contemplados dois gabinetes de atendimento.
» Após a triagem, os doentes são encaminhadas para áreas específicas identificadas por cores, de acordo com o grau de urgência. No corredor, foram “pintadas” linhas para uma melhor orientação e projectadas zonas de espera.
Com capacidade para acolher 202 pessoas em simultâneo, a nova urgência dispõe de 52 boxes para macas, 37 cadeirões reclináveis além de 113 cadeiras.
» O projecto definiu ainda uma área orto-trauma (cor roxa) para tratamento de ferimentos ou pequenas cirurgias, uma zona de isolamento para doentes infecto-contagiosos, um gabinete de psiquiatria e outro para observação de doentes.
» Na área verde/azul, são atendidos os casos pouco urgentes. Cada sala dispõe de boxes individuais, separadas com cortinas, onde podem ser instaladas camas ou cadeirões. “Bancadas” móveis substituem as bancadas fixas de modo a melhorar a prestação de cuidados aos doentes.
» Por representarem cerca de 50% dos atendimentos, os doentes urgentes (cor amarela) são distribuídos por duas salas. Sempre que for possível, serão separados os doentes do sexo feminino do sexo masculino, de modo a garantir maior privacidade. Nas futuras instalações, porém, haverá apenas uma sala de cor amarela.
» A área laranja destina-se a doentes urgentes e as boxes são um pouco maiores. A exemplo das outras salas, disporá de uma equipa própria garantindo melhor vigilância e acompanhamento dos doentes. Todo o espaço está ainda equipado com ar condicionado.
A ligação da nova urgência ao resto do edifício está assegurada com um rápido acesso à zona de Raio X.
?
Apesar de a área agora ocupada (cerca de mil metros quadrados) ser inferior à do serviço que se encontra agora em obras (1.500 m2), Hélder Roque, presidente do conselho de administração do hospital, avança com uma certeza: “Dispõe seguramente de melhores condições”.
Eliminar a “confusão” e “mistura” de doentes, garantir um atendimento mais rápido e eficaz aos utentes e criar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde são objectivos deste sistema que irá manter-se após a remodelação do SUG.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.