Assinar
Sociedade

Base Aérea de Monte Real é palco de exercício internacional

Cerca de 350 militares participam, na BA5, num curso táctico internacional que envolve dez F-16 MLU. A realização do exercício em Portugal irá permitir poupar1,2 milhões de euros.

Cerca de 350 militares participam, na BA5, num curso táctico internacional que envolve dez F-16 MLU. A realização do exercício em Portugal irá permitir poupar1,2 milhões de euros.  

Considerado “o melhor e mais exigente curso táctico na Europa”, o “Fighter Weapons Instructor Training” (FWIT) decorre habitualmente na Holanda. Este ano contudo, e pela primeira vez, a última fase do exercício tem lugar em território nacional, mais precisamente na Base Aérea de Monte Real. Começou no passado dia 11 e irá prolongar-se até 19 de Novembro.

O treino, que envolve 350 militares portugueses, dinamarqueses, belgas, holandeses e noruegueses, visa elevar o grau de conhecimento e execução táctica com o F-16 MLU, através da partilha de recursos e integração das forças do grupo European Air Forces.

Aos dez F-16 e militares do grupo European Air Forces, “juntam-se outros meios nacionais no apoio às missões do FWIT, actuando como forças amigas ou forças opositoras, dependendo do cenário preparado”, explicou Eurico Craveiro, comandante da BA5.

Segundo o responsável, a realização do curso em Portugal irá permitir à Força Aérea Portuguesa “poupar avultados recursos financeiros”. A participação no exercício fora de portas com deslocação de recursos humanos e materiais foi estimada em cerca de 1,5 milhões de euros. Ao manter-se em Portugal, o custo da participação portuguesa desceu para um sexto daquele montante, revelou ainda.   

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados