Assinar
Sociedade

Câmara de Leiria reduz para um terço despesa nas iluminações de Natal

A Câmara Municipal de Leiria vai reduzir para um terço a despesa com as iluminações de Natal na cidade devido a “contenção de custos”, revelou a vereadora do Desenvolvimento Económico.

A Câmara Municipal de Leiria vai reduzir para um terço a despesa com as iluminações de Natal na cidade, revelou a vereadora do Desenvolvimento Económico, justificando a decisão com a “contenção de custos”.

Segundo Blandina Oliveira, em 2009, a despesa municipal em iluminações natalícias foi de 73 000 euros, a que acresceu o IVA, sendo que o concurso para este ano tem um valor base de 25 000 euros, sem contabilizar o IVA.

A responsável esclareceu que a autarquia é a única entidade a suportar os custos desta iniciativa, que contempla “as principais ruas do centro da cidade de Leiria” e que deverá começar a 27 de novembro e terminar a 02 de janeiro.

Também a Aldeia de Natal, iniciativa de índole pedagógica e lúdica destinada às crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo do concelho, vai sofrer uma redução de custos para metade, comparativamente ao ano passado, anunciou hoje o vereador com o pelouro da Cultura.

Na reunião do executivo municipal, de maioria PS/CDS-PP, Gonçalo Lopes explicou que, em 2009, a Aldeia de Natal tinha orçamentado um custo de 102 320 euros, acabando por representar uma despesa 84 689 euros.

“Estamos este ano a propor um orçamento de 41 000 euros”, adiantou o autarca, sublinhando que o município prevê gastar um valor inferior ao apresentado devido ao apoio de empresas, estando já garantido, neste âmbito, uma verba de 5 000 euros.

Gonçalo Lopes salientou que a autarquia “está a reduzir ao máximo os eventos” que promovia, mas este é “um dos projetos mais antigos da câmara que chega a muitas crianças e com impacto social”, realçando a sua componente “educativa”.

“São 20 dias de atividades e animação”, acrescentou, reiterando que “é natural que o esforço municipal fique num montante muito abaixo ao orçamentado, eventualmente para metade”.

A vereadora eleita pelo PSD, Isabel Gonçalves, declarou não concordar “muito” com os valores dispendidos para festas face à situação do país.

“Compreendo que as crianças gostam, o Natal é para as crianças, é preciso animação para que as crianças se sintam felizes”, disse Isabel Gonçalves, manifestando, contudo, o desejo de que não esteja “em causa o apoio a pessoas carenciadas”.

A 10.ª edição da Aldeia de Natal decorre de 04 a 23 de dezembro na cidade de Leiria.

A organização promete às crianças um mundo de fantasia com espetáculos, animação e oficinas, além do Pai Natal, um espaço de solidariedade e uma mostra de doçaria de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
In fieri