Assinar
Desporto

Há um campeão de BMX a saltar alto nas rampas de Leiria

Back flip, front flip, abubaca, 360º e algumas lesões são o resultado de quatro anos de competição ao mais alto nível no BMX nacional. Jason Batista é vice-campeão nacional e mora na Batalha.

Back flip, front flip, abubaca, 360º e algumas lesões são o resultado de quatro anos de competição ao mais alto nível no BMX nacional.

Jason Batista, de 19 anos, é envergonhado com as câmaras e máquinas fotográficas, mas quando pega na bike, é vê-lo a deslizar pelas rampas do Skate Park de Leiria.

Começou como amador, aos 16 anos com uma bike Aro. Ganhou o gosto pela modalidade e já perdeu a conta a quantas bikes teve. Mas, em troca, apresenta o novo quadro preto-fosco

da bike como a mais recente aquisição. Utilizou-o na última etapa do Campeonato Nacional de BMX Freestyle 2010, em Santarém, no mês passado, prova que o confirmou no segundo lugar do pódio.

Natural de New Jersey (EUA), Jason Batista reside na Batalha desde os três anos, mas acredita que foi influenciado pela adrenalina do BMX Norte-americano. É lá que recorre, através de vídeos publicados na internet, para aperfeiçoar técnicas de saltos e outras manobras.

O fim-de-semana é dedicado aos treinos no Skate Park de Leiria, em São Romão, onde se encontra com o resto da malta: riders, skaters e in-liners. Contudo, as manobras mais complicadas e que exigem algum aperfeiçoamento são realizadas no Jason’s Park, uma estrutura composta por um quarter, uma rampa e uma caixa de esponjas, que construiu em casa.

Marina Guerra (texto)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados