Assinar
Mercado

Escolas de Leiria no mundo da Fórmula 1

Pela primeira vez, estudantes de Leiria vão desenvolver carros de Fórmula 1 em miniatura e medir forças numa competição internacional entre escolas apadrinhada por estrelas do circo automóvel como Bernie Ecclestone, Ross Brawn ou Jenson Button.

Dos jogos de computador para a vida real. Ou quase. Pela primeira vez, estudantes de Leiria vão desenvolver carros de Fórmula 1 em miniatura e medir forças numa competição internacional entre escolas apadrinhada por estrelas do circo automóvel como Bernie Ecclestone, Ross Brawn ou Jenson Button. No final, só um vencerá: o mais rápido, a melhor equipa.

O desafio foi lançado a 120 alunos do ensino secundário da Marinha Grande, Vieira de Leiria, Maceira e Louriçal. Outros se vão seguir. Importado de Inglaterra, o projecto F1 nas Escolas não procura descobrir pilotos.

É verdade que os carros batem os 60 quilómetros por hora, voando sobre pistas de 20 metros em pouco mais de um segundo, mas o objectivo da iniciativa, em 31 países, é despertar a próxima geração de designers e engenheiros.

Jovens a quem se pede inovação, criatividade, capacidade de comunicação, espírito colectivo, competências multidisciplinares e liderança.

Reunidos em equipas de três a seis elementos, cada qual com a sua função, os alunos usam software profissional de CAD/CAM para conceber um carro com 21 centímetros de comprimento, no máximo, construído em madeira, plástico e metais leves e com propulsão a ar.

Depois da simulação em túneis de vento virtuais, do fabrico e dos ensaios, chega o dia da grande prova.

Leia o texto na íntegra na edição em papel ou online do REGIÃO DE LEIRIA de 17 de Dezembro de 2010.

Cláudio Garcia
claudio.garcia @regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados