Assinar
Sociedade

Onze acontecimentos que prometem marcar o ano de 2011

Estradas, surf e videovigilância são alguns dos acontecimentos que vão marcar o ano que agora começa. Mas há mais. Conheça onze acontecimentos que prometem marcar 2011.

Estradas, surf e videovigilância são alguns dos acontecimentos que vão marcar o ano que agora começa. Mas há mais. Conheça onze acontecimentos que prometem marcar 2011.

01 São centenas de quilómetros de novas estradas e vão estar prontas para “estrear” durante o novo ano. A subconcessão do Litoral Oeste aponta o quarto trimestre de 2011 como data limite para o fi m das obras. Tudo indica que no próximo Natal seja possível viajar do litoral ao interior da região, no novo IC9. O lanço Nazaré/Alcobaça que termina com a ligação à EN1 estará terminado no quarto trimestre do ano, tal como o lanço do IC9 que liga São Jorge a Fátima e o lanço que ligará a cidade santuário a Alburitel (Ourém). O último quarto do ano é igualmente apontado para a conclusão da Variante da Batalha: auto-estrada que ligará Chão da Feira (Porto de Mós) a Azóia (Leiria). Nessa mesma altura entrará em funcionamento o IC36, que liga as saídas da A1 e A8 em Leiria. Mais cedo, no segundo trimestre de 2011, estará concluído o troço da Variante da Nazaré ainda em construção.

02 O Centro Hospitalar Leiria-Pombal deverá ser realidade neste novo ano. Saído de uma resolução governamental decidida no início deste mês, resultará na rentabilização de recursos. Os hospitais de Leiria e de Pombal passarão a depender de uma mesma estrutura administrativa.

03 Há uma nova vaga de obras de remodelação em várias escolas do distrito. Está agendado o arranque de obras nas escolas Afonso Lopes Vieira (Leiria), Escola Secundária da Batalha e Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião).

04 O grupo Regojo quer instalar um novo centro comercial no terminal rodoviário de Leiria, no centro da cidade. O processo tem esbarrado em diversos entraves, mas o ano de 2011 foi apontado pelos promotores para avançar de vez com o projecto.

05 Um novo espaço interpretativo e a abertura dos terraços do monumento à visitação. Eis algumas das novidades esperadas
para o Mosteiro da Batalha em 2011

06 A instalação de câmaras de videovigilância nalgumas ruas do centro da cidade de Leiria é uma pretensão da câmara local que já recebeu a garantia de apoio governamental. 2011 é o ano apontado para a sua implementação.

07 O top do surf vai regressar a Peniche em Outubro de 2011, em mais uma prova do Circuito Mundial de Surf. Será a terceira vez consecutiva que esta competição se disputa no distrito.

08 D. António Marto, bispo de Leria-Fátima, é um dos mais fortes candidatos à sucessão de D. Jorge Ortiga na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa. A mudança deverá ter lugar em Maio e poderá determinar um novo desafio para o antigo aluno do Papa Bento XVI.

09 Vai nascer no Convento de Santo Agostinho o futuro Museu de Leiria. Inicialmente inicialmente previsto para se centrar na arqueologia, mas que viu o seu âmbito alargado pelo actual executivo municipal, deverá ser realidade durante o primeiro semestre de 2011. A isso mesmo está obrigada a autarquia, vinculada ao compromisso assumido para a utilização de fundos comunitários. A musealização do espaço será a etapa seguinte.

10 É mais um passo para concretizar a lenta transição da mobilidade assente nos combustíveis fósseis para a utilização de veículos eléctricos que chegaram ao mercado nacional em Novembro. Leiria deverá contar com o seu primeiro posto de carregamento, junto ao Teatro José Lúcio da Silva, integrado na Rede de Mobilidade Eléctrica.

11 As mexidas no executivo liderado pelo socialista Raul Castro são uma possibilidade que parece ganhar forma. 2011 será palco de uma remodelação na vereação da Câmara de Leiria?

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados