Fundador dos Velvet Underground e génio criativo,  John Cale actua com a sua banda quinta-feira, 24 de Feveiro, em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva.

Nome mais incontornáveis da música do século XX, Cale lançou mais de 30 álbuns a solo. “Paris 1919” e a triologia “Fear”, “Slow Dazzle” e “Halen of Troy” são talvez os mais aclamados pela crítica especializada e pelo público.

Em 2011 realiza uma mini digressão em Portugal, que o traz também a Leiria, para um concerto que já está praticamente esgotado no Teatro José Lúcio da Silva (últimos bilhetes para aquisição online aqui).

John Cale produziu e colaborou com imensos projectos e artistas dos quais se destacam Lou Reed, Nico, John Cage, Nick Drake, Brian Eno, Patti Smith, The Stooges, Happy Mondays e Siouxsie and the Banshees.

Em pleno século XXI, John Cale vira-se para rock alternativo e electrónica, lançando em 2003, o EP “Five Tracks” e o álbum “HoboSapiens”. Segue-se em 2005, “Black Acetate”, e finalmente em 2007, “Circus Live” – Uma compilação de performances ao vivo de 2004 a 2006.

Em 2009, representa o País de Gales na Bienal de Veneza e atinge um tardio reconhecimento em 2010, sendo nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico.