A campanha de tampinhas a favor de Ana Júlia prossegue em Leiria. Em apenas uma semana, foi recolhida uma tonelada, uma das oito necessárias à aquisição de uma cadeira para que Ana Júlia possa andar de carro em segurança.

Além das várias entidades que se disponibilizaram para receber as tampinhas, o Colégio Dinis de Melo, em Amor, decidiu também associar-se a esta causa. As receitas conseguidas na próxima sexta-feira, 18 de Fevereiro, no decorrer do 9º Concurso de Karaoke revertem a favor da menina.

Ana Júlia tem cinco anos e frequenta o jardim-de-infância da Cruz da Areia, em Leiria. Filha única de Alice Albino e Rui Sobreiro, sofre de uma doença degenerativa grave – Distrofia Axional Infantil – que começou a ser detectada quando tinha apenas 15 meses.

Além de não andar, Ana Júlia perdeu algumas das aquisições que tinha já conseguido, tendo a regressão do seu desenvolvimento avançado de forma rápida e generalizada.

“Actualmente, a Ana Júlia apresenta uma grave hipotonia: uma tonicidade muscular anormalmente abaixo da normalidade, com mãos e pés pendentes, sem qualquer tipo de movimento voluntário, sem capacidade de emitir vocábulos e com graves dificuldades em deglutir. O seu estado geral é de uma grande passividade e apatia, sem tónus muscular, mas com um lindo sorriso”, lê-se na página de Ana Júlia no Facebook.

São muitas as necessidades específicas de Ana Júlia, nomeadamente ao nível das ajudas técnicas, de tratamento e apoio à doença, a que os pais não conseguem dar resposta devido a limitações económicas.  

Actualmente, contudo, a prioridade é uma cadeira de transporte de carro que custa cerca de três mil euros.

As tampinhas podem ser entregues na EB1/JI da Cruz da Areia, nas escolas do Agrupamento Dr. Correia Mateus, no Intermarché das Olhalvas, no Instituto Politécnico de Leiria, na Pastelaria Cruz e no Colégio Dinis de Melo.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Fotografia de Joaquim Dâmaso