Assinar Edições Digitais
Sociedade

Ana Júlia recebeu cadeira nova mas campanha das tampinhas continua

?????Ana Júlia anda, desde ontem, mais segura na sua nova cadeira-auto. O equipamento foi adquirido pelos pais tendo em conta a urgência da necessidade, mas às prestações. A campanha das tampinhas continua.

?????Ana Júlia anda, desde ontem, mais segura na sua nova cadeira-auto. O equipamento foi adquirido pelos pais tendo em conta a urgência da necessidade, mas às prestações, pelo que a campanha de recolha de tampinhas continua.

Ana Júlia na nova cadeirinha

“A Julinha ontem estava muito contente. De certeza que entendeu o que se estava a passar. Há muito que não estava tão feliz e bem disposta”, conta o pai, Rui Sobreiro.

Mas ainda faltam cinco das oito toneladas de tampinhas de plástico para assegurar o montante em falta para pagar a cadeirinha que permite a Ana Júlia andar de carro com mais segurança e comodidade.

População, instituições e empresas têm manifestado grande adesão à campanha “Tampinhas & Companhia”. Vários pontos de recolha foram instalados na cidade e freguesias do concelho de Leiria, tendo sido já realizadas algumas iniciativas de angariação de fundos. Resultado: foram recolhidas cerca de três toneladas de tampinhas em apenas um mês.

Ana Júlia tem cinco anos e frequenta o jardim-de-infância da Cruz da Areia, em Leiria. Filha única de Alice Albino e Rui Sobreiro, sofre de uma doença degenerativa grave – Distrofia Axional Infantil – que começou a ser detectada quando tinha apenas 15 meses.
... e na cadeira antiga

Além de não andar, Ana Júlia perdeu algumas das aquisições que tinha já conseguido, tendo a regressão do seu desenvolvimento avançado de forma rápida e generalizada.

São muitas as necessidades específicas de Ana Júlia, nomeadamente ao nível das ajudas técnicas, de tratamento e apoio à doença, a que os pais não conseguem dar resposta devido a limitações económicas.  

As tampinhas podem ser entregues na EB1/JI da Cruz da Areia, nas escolas do Agrupamento Dr. Correia Mateus, no Intermarché das Olhalvas, no Instituto Politécnico de Leiria, na Pastelaria Cruz e no Colégio Dinis de Melo, entre outros locais.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.