Assinar

F-16 de Monte Real participam em exercício internacional na Holanda

A Força Aérea Portuguesa inicia segunda-feira a participação no exercício internacional Frisian Flag 2014, na Holanda, com a participação de cinco F-16 da Base Aérea de Monte Real.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) inicia na próxima segunda-feira a participação no exercício internacional conjunto Frisian Flag 2014 (FF14), que decorrerá até 11 de abril, na Base Aérea de  Leeuwarden, na Holanda, com a participação de aeronaves da Base Aérea de Monte Real (BA5).

Cinco F-16 da Base Aérea de Monte Real participam em exercício na Holanda (foto: Joaquim Dâmaso)
Cinco F-16 da Base Aérea de Monte Real participam em exercício na Holanda (foto: Joaquim Dâmaso)

O objetivo deste exercício, segundo fonte da FAP, é que as European Participating Air Forces (EPAF), treinem o conceito EPAF Expeditionary Air Wing (EEAW) em ambiente multinacional, de forma a melhorar a exploração de sinergias e uniformizar a sua aplicação em operação.

Da Base de Monte Real saem hoje, sexta-feira, cinco caças F-16 e 49 militares portugueses, 12 dos quais pilotos, para participar num dos maiores exercícios militares realizados na Europa.

“Beneficiando da operação de uma aeronave análoga, as EPAF têm desenvolvido esforços na implementação de iniciativas partilhadas, não só no desenvolvimento da seu sistema de armas, mas também na minimização dos custos de operação e na exploração de novos conceitos de emprego, através da EEAW, da NATO Response Forces (NRF) e mais recentemente da Operação Unified Protector – Líbia”, revela a FAP em nota de imprensa.

Portugal terá cinco aeronaves F-16 MLU (Mid-Life Update) a participar neste exercício comandando pela Noruega e que conta ainda com as participações da Holanda, Bélgica e Dinamarca. A operação irá decorrer em território holandês, dinamarquês e alemão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados