Assinar
Mercado

Iberomoldes revela avião de luxo do futuro

Tecnologia de Leiria em consórcio que desenvolveu um inovador modelo de jacto executivo, mais tecnológico e amigo do ambiente.

Tecnologia de Leiria em consórcio que desenvolveu um inovador modelo de jacto executivo, mais tecnológico e amigo do ambiente.

Foto de Joaquim Dâmaso
Interior do Projecto Life / Foto de Joaquim Dâmaso

Os aviões de luxo do futuro têm tecnologia da região. Superfícies tácteis interactivas em vez de ecrãs, iluminação sem lâmpadas, fontes invisíveis de ar, janelas panorâmicas, poltronas suspensas. É o projecto Life, com a participação da SET (empresa do Grupo Iberomoldes, da Marinha Grande) e da Caiado Electric, de Leiria.

Equivalente a um concept car no mundo automóvel, o mock up apresentado na quarta-feira, 1 de Junho, usa novos materiais mais leves, eficientes e amigos do ambiente, incluindo cortiça e couro. Baseia-se na fuselagem do avião comercial 170 da Embraer. E a companhia brasileira, que acompanhou tudo, pode ser a chave para o arranque da produção, depois de obtidas as certificações.

Quando, no final do mês, o projecto Life for divulgado na feira Bourget 2011, em França, a sensação promete ser o sistema Sphere – uma esfera fechada para escritório ou descanso, servida por superfícies tácteis interactivas e uma poltrona suspensa que ampara as vibrações da viagem e se adapta a cada passageiro, graças a uma memória biométrica.

Mais informação na edição em papel de 3 de Junho de 2011.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.