Assinar
Cultura

Festival Entremuralhas leva ao Castelo de Leiria o melhor da música gótica

O Castelo de Leiria recebe dias 29, 30 e 31 de Julho o festival Entremuralhas. É a celebração da cultura gótica com um cartaz onde constam bandas que são referência mundial daquela corrente musical.

O Castelo de Leiria recebe pelo segundo ano consecutivo o festival Entremuralhas, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de Julho, celebrando a cultura gótica com um cartaz onde constam bandas que são referência mundial naquela corrente musical.

Nitzer Ebb (Reino Unido), Suicide Commando (Bélgica) e Diary of Dreams (Alemanha) encabeçam um cartaz que contempla actuações de 11 bandas nos três dias de festival, em que se ouvirá música gótica, electrónica e industrial, mas também medieval e étnica.

“Porque há uma cultura que não se vende nas prateleiras de hipermercado, é preciso continuar a abrir portas e janelas na mente das pessoas”, diz Carlos Matos, um dos elementos da Fade In, associação cultura responsável pela organização e programação do Entremuralhas.

Em 2011, este festival de Verão que foge à proposta de massas de outros, traz pela primeira vez a Portugal seis bandas internacionais, num total de 40 artistas estrangeiros envolvidos.

Este ano o festival cresceu em número de dias – de dois para três –, de bandas e de espaços ocupados no Castelo de Leiria, que se transformará num centro cultural de ambiência medieval: para além dos concertos, em diversos espaços vão acontecer conferências, exposições, performances, leituras, filmes, palestras e lançamento de livros.

“Este é um evento que marca a diferença e consegue catapultar Leiria para cenários diferentes a nível nacional e internacional”, sublinha o vereador da Cultura de Leiria, Gonçalo Lopes. Carlos Matos lembra ainda o papel pedagógico da organização, que na primeira edição procurou “desmistificar a música gótica e o consumidor de música gótica”.

“Havia um conceito erróneo que eram pessoas que bebiam sangue ao jantar e que mordiam pescoços. São pessoas normais, extremamente ordeiras, muito educadas e instruídas, com algum poder económico. Em 2010 viveu-se um ambiente extraordinário, único, ordeiro e cívico”, recorda.

Porque o Entremuralhas se realiza no Castelo de Leiria, para não sobrecarregar o monumento, o número de entradas volta a ser limitado. Serão 737 bilhetes vendidos em cada dia, “um número místico que tem a ver com os Rosa Crvz”, uma das bandas convidadas este ano, “e com o grupo do Fade In. Acreditamos que existe alguma mística nas coisas”.

Até à manhã de hoje já um quarto da lotação para os três dias estava vendida – cerca de 500 bilhetes -, um terço dos quais adquiridos por público estrangeiro: Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bulgária e até do Brasil.

Em 2010 o festival recebeu cerca de 2.000 espectadores e custou sensivelmente o mesmo que vai custar em 2011: entre 75 mil a cem mil euros.

O festival Entremuralhas começa dia 29 de Julho, com as atuações de Nitzer Ebb, Sol Invictus (Inglaterra) e Irfan (Bulgária), enquanto os Suicide Commando, Rosa Crvx (França), Sieben (Inglaterra) e Brainderstörm (Portugal) sobem aos palcos no dia 30 de Julho. A fechar o Entremuralhas, a 31 de Julho tocam no Castelo de Leiria Diary of Dreams (Alemanha), Arcana (Suécia), Trobar de Morte (Espanha) e Narsilion (Espanha).

Veja vídeos de todas as bandas participantes clicando aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados