Assinar
Desporto

Clubes e associações contra cobrança por uso de estruturas desportivas

Clubes e associações do concelho de Leiria assinaram hoje um documento em que exigem à autarquia que desista de cobrar dinheiro a estas entidades pelo uso de instalações desportivas municipais.

Clubes e associações do concelho de Leiria assinaram hoje um documento em que exigem à autarquia que desista de cobrar dinheiro a estas entidades pelo uso de instalações desportivas municipais.

A manter-se a decisão da Câmara tal “conduzirá à morte do desporto amador federado no concelho de Leiria”, avisam os 29 representantes dos clubes e quatro de associações distritais de basquetebol, andebol, atletismo, futebol e ginástica.

A 16 de agosto, a Câmara de Leiria aprovou por maioria alterar os regulamentos de utilização das instalações desportivas municipais, tais como pavilhões, piscinas, estádio, pista de atletismo e centro de lançamentos.

A ideia é introduzir o princípio do “utilizador-pagador”, sublinhou então o vereador responsável pelo desporto na autarquia, António Martinho.

Ou seja, na prática a decisão acaba com a gratuitidade no uso das instalações, lamentam clubes e associações, na missiva hoje enviada à Câmara de Leiria.

Estes queixam-se do “incompreensível ‘timing’ em que a deliberação camarária foi tomada – a apenas 15 dias do início da época desportiva”, assim como da “total ausência de prévio diálogo”.

Hoje, em comunicado, clubes e associações reivindicam a suspensão da decisão camarária e a criação de uma comissão conjunta, formada por elementos da autarquia, dos clubes e das associações distritais.

A ideia, é que “ao longo da próxima época estude e elabore novos regulamentos, cujo conteúdo satisfaça, em simultâneo, os interesses de todas as entidades envolvidas”, pode ler-se no final do documento.

Os clubes e as associações querem que a reunião tenha lugar no início da próxima semana, reivindicam na missiva hoje enviada à Câmara de Leiria.

O vice-presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, disse à agência Lusa que a autarquia está disponível para reunir com os clubes e associações para discutir as alterações ao regulamento e o próprio Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.

No dia 16 de agosto, aquando da decisão camarária, os vereadores eleitos pelo PSD votaram contra, sublinhando desconhecer quaisquer critérios que consubstanciam a proposta de alteração das tabelas de preço agora propostas para todas as infraestruturas desportivas.

A concelhia social-democrata, na segunda-feira, avisou que esta medida da autarquia (PS) “irá complicar e mesmo extinguir a maioria desses clubes e associações”.

Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.