Assinar
Sociedade

Ribeira dos Milagres sofre sétima descarga de efluentes num mês

A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres alertou para uma nova descarga poluente naquele curso de água esta madrugada. É a sétima em cerca de um mês.

A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM), no concelho de Leiria, alertou hoje para uma nova descarga poluente naquele curso de água esta madrugada, sublinhando tratar-se da sétima em cerca de um mês.

Ribeira dos Milagres (fotografia dee arquivo)

“Às 00:30 informei de imediato a GNR e às 05:00 deparei-me ainda com uma descarga violentíssima. Em três semanas foram libertados milhares de metros cúbicos de efluentes oriundos de explorações suinícolas com toda a impunidade do mundo”, disse à Lusa o porta-voz da CADRM.

Rui Crespo pediu há uma semana uma audiência à ministra do Ambiente, Assunção Cristas, que nas últimas eleições legislativas foi eleita por Leiria e prometeu durante a campanha empenhar-se em encontrar uma solução para o tratamento de efluentes suinícolas na região de Leiria.

O encontro solicitado pela CADRM deve-se ao “aumento de descargas tanto na frequência como na intensidade”, bem como a “uma inércia crescente por parte das entidades com responsabilidade nesta atividade e das autoridades e poder político local”, explicou Rui Crespo.

A comissão quer ainda ser informada da “evolução das negociações relativamente à construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) de Amor”.

A ETES projetada para a freguesia de Amor, em Leiria, está prometida há mais de uma década, mas a sua construção tem sofrido sucessivos adiamentos.

A região de Leiria é uma das zonas com maior número de suiniculturas do país, que causam um impacto ambiental equivalente ao provocado por cerca de um milhão de pessoas.

Lusa


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados