Assinar
Mercado

Aliança com a Sonae salva supermercados Ponto Fresco

O acordo prevê a integração de 90 lojas do Grupo GCT na rede Meu Super, incluindo os antigos estabelecimentos Ulmar nos distritos de Leiria, Santarém e Coimbra.

Os supermercados Ponto Fresco, detidos pela GCT, vão passar a integrar a rede Meu Super, uma nova insígnia do Grupo Sonae que assenta em lojas de bairro com produtos da marca Continente.

Em Julho, o administrador Fernando Rebelo reconhecia atrasos no pagamento a fornecedores (foto de arquivo: Joaquim Dâmaso)

O acordo acontece num momento em que a empresa Ponto Fresco SA vem sendo alvo de sucessivos pedidos de insolvência e acções de execução, por dívidas a fornecedores, num quadro de quebra de vendas e rupturas pontuais nas prateleiras.

Ao associar-se à Sonae, a GCT – que em 2007 comprou os supermercados Ulmar em Leiria – vê “renovada a sua capacidade de disponibilizar soluções competitivas” e assegura “um forte apoio num momento em que o mercado assim o exige”, refere uma nota de imprensa.

O entendimento prevê a celebração futura de contratos de franquia e fornecimento. As lojas Ponto Fresco e Frescos & Cª adoptam o modelo de negócio da rede Meu Super, passando a disponibilizar a respectiva oferta, nomeadamente artigos da marca Continente.

Em contrapartida, a Sonae MC garante o abastecimento preferencial, junto dos seus próprios entrepostos, dos produtos necessários ao desenvolvimento da actividade da GCT.

Em Abril, a insígnia Ponto Fresco somava 43 lojas próprias e 47 de franchisados, num total de 90 estabelecimentos vocacionados para a venda diária e semanal com forte presença nos distritos de Leiria, Santarém e Coimbra.

Dos 660 colaboradores no final do primeiro trimestre, metade prestavam serviço no distrito de Leiria. O objectivo de facturação para 2011 tocava os 50 milhões de euros.

O administrador da Ponto Fresco SA não respondeu ao REGIÃO DE LEIRIA, mas numa entrevista ao nosso jornal, em Julho, descartava o encerramento de lojas próprias ou a redução do número de trabalhadores.

O Grupo Sonae reforça assim a sua actividade na distribuição alimentar, acelerando a expansão da rede Meu Super – cujo plano inicial apontava para 30 supermercados no final de 2011.

(Notícia publicada na edição de 9 de Dezembro de 2011)

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.