Assinar Edições Digitais
Atletismo

Competições nacionais de atletismo em Leiria podem ter os dias contados

Associação Distrital de Atletismo de Leiria e clubes assumem dificuldades em organizar provas nacionais no concelho de Leiria por causa das taxas de utilização de equipamentos desportivos

As provas de atletismo nacionais na região não são novidade. A diferença, esta época, prende-se com a capacidade da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) e dos clubes para as organizar e suportar a aplicação das taxas de utilização de equipamentos desportivos no município de Leiria.
Em Pombal, a pista coberta da Expocentro recebe seis provas nacionais, com custo zero para a ADAL. Já Leiria acolhe quatro. Todavia, as entidades organizadoras alegam ainda não saber se existem custos associados.

Uma das provas que poderia ser organizada em Leiria, segundo o presidente da ADAL, seria os Campeonatos de Portugal, que vão acontecer em Espinho. “Não nos candidatámos à organização em Leiria, num dos melhores estádios do país para a prática de atletismo, sob pena de assumirmos encargos que não conseguimos cumprir”, refere Aníbal Carvalho.

Segundo o dirigente, a autarquia de Leiria ainda não esclareceu qual o custo da utilização do Estádio ou do Centro Nacional de Lançamentos para competições. E se for exigido qualquer valor à ADAL para organizar provas em Leiria, Aníbal Carvalho não tem dúvidas: “Não pagamos nem um cêntimo. Se a ADAL for obrigada a pagar, vai para fora do concelho realizar as provas”, diz.

Nesse sentido, a associação recebeu convites de outros concelhos para organizar competições a “custo zero”. “A Câmara de Leiria peca por não querer dialogar. Não podemos esperar até à última para decidir onde fazer a prova. A época é preparada com meses de antecedência e continuamos neste impasse”, acrescenta.

Também a Juventude Vidigalense (JV) manifesta indisponibilidade para organizar provas nacionais no caso de ter de suportar taxas de utilização.
O clube tem na planificação da época duas provas nacionais no estádio e no Centro Nacional de Lançamentos (Meeting da Cidade de Leiria e Torneio de Lançamentos) e esclarece que as mesmas podem não avançar. “Já abordámos a Câmara algumas vezes e ainda não há nenhuma tomada de decisão. O nosso interesse é fazer as provas bem e no concelho. Fora de Leiria não faz sentido fazê-las”, salienta Paulo Reis, director técnico da JV.

O Meeting está avaliado como o segundo melhor nacional e é das provas de pista para seniores com maior expressão em Portugal, enquanto o Torneio de Lançamentos é procurado por atletas internacionais, factores que, para Paulo Reis, justificam a sua realização, sem custos.

Com a aplicação das taxas a atletas seniores, a JV registou uma diminuição do número de praticantes e acredita que a prestação nos nacionais pode ficar aquém dos resultados de 2011 [3º lugar na I divisão, em masculinos]. Esperam, contudo, “fazer o melhor possível”.

Apesar das incertezas, Aníbal Carvalho está confiante no sucesso da equipa leiriense e esperançado na organização das provas. “Esta época é mais curta, por causa dos Jogos Olímpicos, e os mínimos têm que ser obtidos até Julho. Sem dúvida que o Campeonato de sub-23 será das provas mais importantes da época. Acredito que vamos fazer um bom trabalho”, realça.

Fonte da Leirisport justificou ao REGIÃO DE LEIRIA que o valor a pagar difere consoante a área e equipamentos a utilizar, de acordo com o estabelecido nos regulamentos municipais, pelo que o valor final varia de prova para prova.

Provas:

7 e 8 Janeiro
Taça FPA Provas Combinadas e Velocidade e Barreiras, em Pombal

21 e 22 Janeiro
Campeonato Nacional de Juniores (Derovo), em Pombal

28 e 29 Janeiro
Campeonato Nacional de Clubes, em Pombal

11 e 12 Fevereiro
Campeonato Nacional de Clubes (I e II Divisão), em Pombal

25 Fevereiro
Campeonato Nacional Universitário e 6º Meeting Cidade de Pombal, em Pombal

3 Março
Campeonato nacional de Lançamentos Longos, em Leiria

4 Março
Taça Nacional de Lançamentos Juvenis, em Leiria

31 Março
Taça FPA Marcha, em Leiria

2 Junho
Meeting Cidade de Leiria, em Leiria

2 e 3 Junho
30º Olímpico Jovem Nacional, em Fátima

14 e 15 Julho
Campeonato nacional Sub-23, em Pombal
* Fonte: ADAL

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt