Assinar
Sociedade

Ponte sobre o Rio Lis já vai no terceiro projeto

Será desta que avança a tão prometida ponte sobre o rio Lis, nas traseiras da Junta de Freguesia de Leiria? A Câmara afirma que sim e revela
que ficará pronta até final do mês de outubro.

Será desta que avança a tão prometida ponte sobre o rio Lis, nas traseiras da Junta de Freguesia de Leiria? A Câmara afirma que sim e revela
que ficará pronta até final do mês de outubro.

(fotografia: Joaquim Dâmaso)

O projeto da travessia pedonal – a ligação que faltava entre os troços do percurso Polis no centro da cidade – está a ser desenvolvido por técnicos da autarquia, explica ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador Lino Pereira.

A solução prevê a construção de apoios laterais sobre os quais assentará uma estrutura metálica. Recorde-se que o anterior executivo tinha aprovado, em julho de 2009, a construção de uma ponte em forma de “y” perto da Fonte das Três Bicas.

O investimento foi então estimado em meio milhão de euros, que benefi ciaria de cofinanciamento ao abrigo do Programa de Ação Local para a Regeneração Urbana. A Administração dos Recursos Hídricos do Centro (ARHC) opôs-se no entanto à construção de um apoio no meio da linha de água, o que invalidou a sua execução.

Investidores privados propuseram entretanto a transformação da ponte numa travessia habitável, com instalação de um restaurante.

A solução nunca chegou, porém, a ser apresentada. Condicionados ao chumbo da ARHC, os dois projetos não passaram do papel, tendo a maioria socialista optado por desenvolver um novo desenho.

O custo total não está ainda defi nido mas Lino Pereira adianta que está aprovado um financiamento de 467 mil euros para o efeito.

“A obra será comparticipada por fundos comunitários”, assegura ainda o vereador.

(notícia publicada na edição de 16 de março de 2012)

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados