Assinar
Desporto

Alcobaça Clube de Ciclismo tem a única escola de formação na região

O Alcobaça Clube de Ciclismo possui a única escola de formação da modalidade na região. Dirigente acredita que, em breve, vão surgir valores que podem integrar o pelotão nacional

Dentro de alguns anos poderão ser o ‘Lance Amstrong de Alcobaça’. Por agora, são apenas ciclistas em aprendizagem, prontos a dominar a técnica, a perícia e a minúcia que exige a bicicleta.

O Alcobaça Clube de Ciclismo (ACC) arrancou, em 2011, com a escola de formação de ciclistas (escalões de benjamins, iniciados, infantis e juvenis), com seis atletas. Em 2012, o grupo cresceu para 18. O “aprendiz” mais novo tem seis anos e no grupo só existe uma menina – Carolina Carvalho – que seguiu as “pedaladas” do pai, também ele ciclista no clube.

“Pretendemos formar e educar, contribuir para o equilíbrio e integração social destes jovens e ajudá-los no desenvolvimento pessoal e na coordenação motora”, explica Joaquim Marques, presidente adjunto do clube.

Os primeiros resultados do trabalho registaram-se no último domingo. A equipa de juniores venceu por equipas a XVIII Volta a Loulé, uma das mais importantes provas do escalão.

Todavia, a aposta de clubes da região na formação de ciclistas é antiga. Que o diga Carlos Vieira, presidente da União de Ciclismo de Leiria (UCL) e ciclista (de profissão e coração). Foram muitos os atletas que lhe passaram pelas mãos nas escolas do Núcleo Sportinguista de Leiria, da Casa do Benfica e da UCL e que alcançaram títulos regionais e nacionais. Victor Valinho, Francisco Valinho, Tiago Ferreira e Isabel Caetano são alguns casos de sucesso.

Leia mais na edição em papel de 13 de abril.

 

Marina Guerra (textos)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotos)
joaquim.dâmaso@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.