Assinar
Sociedade

Variante dos Capuchos com duas rotundas e uma ciclovia

Foram entregues as propostas para a Variante dos Capuchos, em Leiria, a alternativa à estrada da Marinha Grande. Mas a obra aguarda visto do Tribunal de Contas.

As propostas para a construção da Variante dos Capuchos – via alternativa à rua dos Mártires (estrada da Marinha Grande) – foram entregues no dia 9 na Câmara Municipal. Mas o início da obra só poderá ter lugar depois de o Tribunal de Contas visar o contrato a celebrar entre o município e a empresa adjudicatária.

De acordo com o concurso público lançado em junho do ano passado, e prorrogado em novembro, o projeto tem um preço base de 2,8 milhões de euros.

Entretanto, a autarquia, que necessita de estar na posse administrativa de todos os terrenos abrangidos pela obra, avançou com a expropriação de quatro parcelas, sobre as quais não conseguiu chegar a acordo com os proprietários.

Os terrenos em causa, que totalizam uma área de 8.490 metros quadrados, confinam com a rua do Hospital Militar, a rua dos Mártires e o bairro do Jericó, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador Lino Pereira.

Quanto ao projeto, a executar em 14 meses a partir da data de consignação da empreitada, prevê a construção de duas novas rotundas, uma na zona de confluência da rua dos Mártires com a rua Júlia Dores Silva Crespo e outra perto do bairro do Jericó, estabelecendo a ligação ao renovado IC2 (A19).

A via, em estudo há mais de dez anos com o objetivo de retirar o tráfego automóvel da rua dos Mártires, terá dois sentidos de circulação e uma faixa reservada a bicicletas.

(notícia publicada na edição de 5 de abril de 2012)

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.