Assinar
Sociedade

Arrumadores de Leiria com licença para arrumar carros

Os arrumadores de Leiria que pretendam legalizar-se já dispõem de um regulamento. A Assembleia Municipal aprovou o documento apesar da oposição considerar que é inexequível.

O regulamento foi aprovado “mas é só para ninguém se candidatar a arrumador, se os deputados não perceberam”. José Manuel Silva, eleito pelo PS na Assembleia Municipal de Leiria, encerrou segunda-feira a discussão em torno do “Projeto de regulamento do exercício da atividade de arrumador de automóveis do município”, considerando-a “um momento espantoso” e um “happening autêntico” de “tão importante que é para o concelho”.

O documento passou mas apenas com 22 votos favoráveis. Houve 14 votos contra e 19 abstenções, reveladores do ceticismo quanto à sua aplicabilidade tal a lista de documentos exigida aos eventuais candidatos.

O assunto suscitou a intervenção mais jocosa da noite, protagonizada por Carlos Conceição, do PSD.

O deputado realçou a “importância económica e social” da atividade, “pelos milhões de receita que gera” e pela “necessidade urgente desta regulamentação”, desfiou a lista de elementos exigidos, entre os quais fotocópia da declaração de início de atividade, última declaração de IRS ou certidão comprovativa da não obrigatoriedade da sua entrega, seguro de responsabilidade civil e “uma ida ao médico de família”.

Mas não só. “É necessário indicar na candidatura a área que pretende explorar e, não menos importante, juntar a planta topográfica”, frisou.

Manuel Antunes, da mesma bancada, falou, por sua vez, em “documento ridículo” e sugeriu ao presidente da Câmara a retirada da proposta com vista à sua simplificação, mas Raul Castro não recuou, apesar de admitir que o documento “tem regras algo apertadas porque também não fará muito sentido estar a legalizar este tipo de atividade”.

Leia a notícia na íntegra na página 8 da edição de 4 de maio de 2012.

Martine Raínho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.