Assinar
Sociedade

Capela das Chãs foi demolida

A Capela de Nossa Senhora das Necessidades, em Chãs, Regueira de Pontes, foi demolida no fim-de-semana, dando seguimento ao processo desejado pela paróquia e autarquia.

A Capela de Nossa Senhora das Necessidades, em Chãs, Regueira de Pontes, foi demolida no fim-de-semana, dando seguimento ao processo desejado pela paróquia e autarquia.

A demolição ficou praticamente certa quando o IGESPAR   – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico arquivou, há um ano, um pedido de classificação do monumento, mandado construir no século XVI.

Várias instituições se manifestaram contra a demolição. A proposta de classificação recusada foi apresentada pelo Centro de Património da Estremadura (CEPAE), Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI) e um conjunto de arquitetos de Leiria. O Conselho Diretivo Regional Sul da Ordem dos Arquitetos considerou que a demolição da capela seria “uma machadada” na rede patrimonial do país.

A decisão foi então justificada porque, segundo o IGESPAR, a construção não reunia “os valores patrimoniais inerentes a uma distinção como valor cultural de importância nacional”. Há um ano, o padre Isidro Alberto via “a população ansiosa para que esta questão fique resolvida”. Recorde outros pormenores do processo aqui.

Após a demolição, sobra apenas a torre sineira que, devido à instabilidade da estrutura, ainda não se sabe se continuará de pé.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.