Assinar
Cantinho dos Bichos

Lagostins reinam nas águas do Jardim de Santo Agostinho, em Leiria (Vídeo)

Dois minutos junto ao espelho de água no Jardim de Santo Agostinho, em Leiria, bastam para admirar a arte (e a manhã) de centenas, talvez milhares, de lagostins que ali habitam

Só os mais experientes se atrevem a agarrá-los. Os mais sábios recorrem a uma pastilha para os trazer à tona. Dois minutos junto ao espelho de água no Jardim de Santo Agostinho, em Leiria, bastam para admirar a arte (e a manha) de centenas, talvez milhares, de lagostins que ali habitam.

Ninguém sabe ao certo quando é que os crustáceos foram ali parar, mas a facilidade com que se reproduzem permitem-lhes “dominar” o espaço.

O lagostim de água doce, ou lagostim-vermelho como também é conhecido, possuí uma carapaça de calcário. Respira pelas brânquias, como os peixes, e aguenta-se largos minutos fora de água.

Leia mais na edição de 15 de junho.

 

Marina Guerra (texto)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (foto e vídeo)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.