Select Page

União de Leiria SAD tem novo presidente e vai jogar na II divisão

União de Leiria SAD tem novo presidente e vai jogar na II divisão

Manuel Mendes foi eleito ontem à noite novo presidente da SAD da União de Leiria, que vai continuar a disputar os campeonatos nacionais de futebol, na II divisão.

Manuel Mendes é o novo presidente da União de Leiria SAD

O novo presidente sucede a João Bartolomeu, que liderava a SAD desde a fundação e que estava ligado à União de Leiria há 24 anos.

Manuel Mendes, engenheiro e professor universitário natural de Ansião, foi indicado pelo acionista Materlis, empresa de João Bartolomeu, e a sua lista foi eleita com cerca de 70 por cento dos votos dos representantes do capital social presente (aproximadamente 91 por cento do total). O novo presidente esteve ausente da assembleia que teve lugar numa unidade hoteleira de Leiria.

Segundo o presidente da mesa da assembleia geral, João Barreiras Duarte, apenas se abstiveram o acionista Grupo Lena e a União Desportiva de Leiria (clube), este “por um preciosismo relacionado com a apresentação de contas”.

“A nova administração vai entrar em funções muito em breve, para poder começar a trabalhar e desenvolver o seu projeto”, afirmou João Barreiras Duarte, avançando que será desenvolvido “o processo administrativo para haver uma equipa da União de Leiria na II divisão nacional”.

Para o presidente da assembleia de acionistas, o caminho encontrado “é positivo”.

“Seria mais notícia se a SAD terminasse, mas este é um caminho positivo e importante para o clube, para a sua história, para os seus pergaminhos”, acumulados à conta de “bons resultados obtidos ao longo dos últimos anos”.

A continuidade da SAD e da equipa sénior de futebol nos campeonatos nacionais vai permitir “ao distrito e à cidade de Leiria” manter “um grande cartão de visita”, já que o projeto, nota Barreiras Duarte, “tem potencialidades para se poder desenvolver, com os pés bem assentes no chão e estratégia”.

“É preciso chamar os antigos sócios, antigas empresas e instituições que têm estado de costas para o clube. É possível voltar a aproximar as pessoas da União de Leiria”, disse João Barreiras Duarte no final da assembleia que marcou o fim do seu próprio mandato.

Na reunião de acionistas, o ex-presidente João Bartolomeu “não foi responsabilizado pela situação da SAD”, explicou Barreiras Duarte. “Não podemos deixar de dizer que, sem João Bartolomeu, com todos os defeitos e também com as suas virtudes, a União de Leiria provavelmente não teria chegado onde chegou. Era impensável. Espero que no futuro se consigam feitos idênticos”.

A assembleia aprovou também as contas de 2010/2011, com um exercício negativo de pouco mais de 9 milhões de euros. O presidente da assembleia de acionistas não quis revelar o montante total do passivo da União de Leiria SAD, mas lembrou que o mesmo “pode ser reestruturado. Há formas de recuperar crédito”, sublinhou, acrescentando que o pedido de insolvência apresentado em tribunal por um dos credores, “será resolvido em termos jurídicos, a bem do clube”.

Corpos Sociais da União de Leiria SAD:

Mesa da Assembleia
Presidente: Luís Miguel Carreira
Vice-presidente: Marco Patrício
Secretário: António Serra Lopes

Conselho de Administração 
Presidente: Manuel Cardoso Mendes
Vogais: Hugo Serra Lopes e Guilhermino Teixeira

Conselho Fiscal
Presidente: Luís Leal
Vogais: Joaquim Pereira Neves e Amílcar Correia

Revisor Oficial de Contas: António Andrade Gonçalves e associados

1 Comentário

  1. Susana

    Não sei se queria a continuação da SAD depois de tanto prejuízo que causou. Mas, se esse projeto valer realmente a pena para que a União de Leiria volte a erguer-se de "mãos limpas" com o apoio de todos os sócios e simpatizantes, não há mal desde que não prejudique novamente o clube.
    ´Que seja o melhor para o clube!

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com o regresso dos guardas florestais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Semana de Moldes 2018

Share This