Assinar Edições Digitais
Sociedade

Dificuldades financeiras retiram vigilância à praia norte do Pedrógão

Dificuldades financeiras da autarquia impedem que, durante a época balnear do ano 2012, exista vigilância na zona norte da Praia do Pedrógão.

Dificuldades financeiras da autarquia impedem que, durante a época balnear do ano 2012, exista vigilância na zona norte da Praia do Pedrógão.

Costa norte da praia do Pedrógão sem vigilância este ano (fotografia: Gil Reis)

A área não está vigiada e encontra-se devidamente sinalizada. E a ausência de nadadores salvadores deve-se a uma redução de cerca de 20 mil euros no Projeto Integrado de Segurança da Praia do Pedrógão, celebrado entre a autarquia e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leiria (AHBVL).

O acordo apenas prevê a colocação de vigilantes na praia centro e na praia sul, zonas consideradas com mais afluência.

“A redução da área abrangida pelo Projeto Integrado de Segurança da Praia do Pedrógão no ano de 2012 deve-se aos constrangimentos económicos e financeiros do município. No ano passado, como contrapartida da colaboração, a AHBVL recebeu 56 mil euros. Contudo, assegurava a assistência também na praia norte. Este ano, como isso não sucede, foi colocada sinalética no local a avisar os banhistas de que a praia não é vigiada”, informou Isabel Gonçalves, indicando que o documento implica um orçamento de 36 mil euros em 2012.

Nas zonas concessionadas, a vigilância mantém-se e é assegurada por dois nadadores- salvadores.

(Notícia publicada na edição de 20 de julho de 2012)

MG