Assinar
Cultura

A histórica livraria Martins está à venda

Uma das lojas históricas de Leiria pode, em breve, mudar de mãos e, até, de ramo. A livraria Martins, numa das radiais à Praça Rodrigues Lobo, está à venda.

Uma das lojas históricas de Leiria pode, em breve, mudar de mãos e, até, de ramo. A livraria Martins, numa das radiais à Praça Rodrigues Lobo, está à venda.

Rui Sousa trabalha há 50 anos na livraria (fotografia: Joaquim Dâmaso)

“A partir do momento em que entraram as grandes superfícies notámos uma grande quebra. As coisas não estão nada fáceis. Há concorrência por todo o lado. Toda a gente vende livros, desde os Correios às bombas de gasolina e as grandes superfícies fazem descontos que não temos possibilidades de acompanhar. É uma luta desigual…”, lamenta o responsável da livraria, Rui Sousa, justificando as placas que indicam que a emblemática Martins está à venda.

Há 50 anos a trabalhar na livraria, Rui Sousa confessa também cansaço. “Entrei não tinha ainda 12 anos”, lembra. Agora, meio século depois, o responsável pelo espaço quer deixar o lugar.

“Houve mais momentos positivos que negativos nestes anos, felizmente. Passei pelo antigo regime, as visitas da censura… Mas deu-me um certo prazer trabalhar aqui”.

Rui Sousa quer agora passar a livraria a “gente jovem” e, de preferência, que mantenha o espaço como livraria. “Já houve alguns contactos. É uma referência na cidade e gostava que continuasse como livraria. Se isso não acontecer, vai custar-me ver isto encerrado. Não sei se voltarei a passar por esta rua…”.

Manuel Leiria
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.