O total de lugares de estacionamento pago nas ruas da cidade de Leiria vai mais do que duplicar. Aos 524 lugares já existentes, vão somar-se mais 676, de acordo com o Projeto de Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

Concluída a respetiva discussão pública, a proposta deixa cair o estacionamento pago no Bairro dos Capuchos, zona da Portela e parte da Quinta de S. Bartolomeu.

Ainda assim, e por considerar a medida “violenta” para os munícipes tendo em conta a atual conjuntura económica, os vereadores do PSD votaram contra na reunião de Câmara do passado dia 10 de agosto.

O vereador António Martinho abdicou, por sua vez, de votar, alegando ter participado no processo enquanto responsável pelo pelouro do Trânsito. Posição que a bancada social-democrata disse não compreender, realçando que o vereador acabara de participar na discussão do ponto.

Na ausência dos vereadores Gonçalo Lopes e Blandina Oliveira por motivo de férias, o presidente da Câmara fez uso do voto de qualidade para fazer passar a proposta. “Assistimos mais uma vez a uma declaração de voto para ditar para a ata” por parte do PSD e a “mais um bloqueio do que é o interesse municipal quando a argumentação é falaciosa”, notou Raul Castro, lembrando que o regulamento pretende “contribuir para disciplinar o estacionamento muitas vezes abusivo, e, salvaguardando os interesses dos moradores, possibilitar que haja espaço suficiente para quem quiser ter acesso a diversos espaços da cidade”, acrescentou.

 

Números

l98  – é o total de novos lugares pagos na avenida  Marquês de Pombal (43 lugares), ruas Sá de Miranda (80), da Restauração (23), Francisco Pereira da Silva (29), e Joaquim Ribeiro de Carvalho (5) e largo Padre Carvalho (18)

202  –  novos lugares surgem nas ruas de S. Francisco (47), Camilo Korrodi (39), da Europa (18), Coronel Teles Sampaio Rio (8), Horácio da Silva Eliseu Silvicultor (13), praça do Emigrante (21) e nas traseiras do Edifício 2000 (56)

157 –  lugares irão ainda surgir nas ruas Tenente Valadim (42) e Anzebino da Cruz Saraiva (115)

119  –  é o número  de lugares previstos na rua Capitão Mouzinho de Albuquerque (32), avenida Cidade de Maringá (44)  e rua General Norton de Matos (43)

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt