Assinar
Sociedade

Câmara de Leiria recomenda ao Governo fim das portagens no IC36 e A19

A Câmara de Leiria deliberou por unanimidade recomendar ao Governo o fim das portagens das autoestradas IC36 e A19.

A Câmara de Leiria deliberou por unanimidade recomendar ao Governo o fim das portagens das autoestradas IC36 e A19.

A tomada de posição surge depois da publicação dos resultados de circulação naquelas vias, que segundo a Estradas de Portugal é bastante superior ao previsto.

A autarquia conclui que aquelas novas vias não contribuíram para a diminuição do utilizadores da EN113 e do IC2, “porque a introdução de portagens no IC36 e na A19 inviabilizaram que estas vias fossem consideradas alternativas, apesar de os estudos encomendados pela Estradas de Portugal apontarem para o contrário”.

“Tendo em conta a situação de crise que se vive em Portugal, a maioria dos portugueses prefere optar por uma via não portajada (IC2), mesmo que tenha mais movimento e seja mais insegura, do que por uma via portajada (A19)”, lê-se na moção aprovada dia 7 de julho.

Segundo esse documento, o fim das portagens na A19 “permitiria ainda reduzir o tráfego automóvel no IC2, diminuindo a sinistralidade nesta via, nomeadamente na freguesia da Azoia”.

A autarquia nota ainda os constrangimentos colocados pela forma de pagamento encontrada para as portagens das estradas em causa, através das estações de Correios ou “payshop”, que provocam “incómodos acrescidos aos automobilistas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados