Assinar
Saúde

Hospital de Santo André coloca novos implantes auditivos

Seis pacientes do Serviço de Otorrinolaringologia (SORL) do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), com problemas graves de audição, já receberam implantes auditivos osteointegrados, conhecidos como BAHA – Bone Anchored Hearing Aid.

Seis pacientes do Serviço de Otorrinolaringologia (SORL) do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), com problemas graves de audição, já receberam implantes auditivos osteointegrados, conhecidos como BAHA – Bone Anchored Hearing Aid.

Segundo Paulo Enes, diretor do SORL, trata-se de uma técnica “de baixo risco cirúrgico, usada em vários países desde há alguns anos, com a recuperação da audição pelo indivíduo surdo a quem é aplicada”.

A utilização do sistema BAHA está indicada nos doentes que requerem amplificação auditiva, com algumas condições específicas, por exemplo otológicas: supuração crónica do ouvido, impossibilitando o uso de uma prótese por via aérea; doentes com surdez unilateral combinada com hipoacusia de transmissão contralateral devido a doença ossicular; otosclerose, em doentes que não podem ou não querem ser operados, ou usar próteses convencionais; exostoses (crescimento anormal do osso); surdez neurossensorial unilateral; e malformação congénita do ouvido médio e/ou externo, entre outras.

“Cerca de um mês e meio depois de colocados os primeiros dois implantes, fizemos a sua programação e os doentes ficaram absolutamente radiantes”, conta Paulo Enes.

O BAHA pode ser usado em qualquer situação da vida diária do utente, exceto enquanto dorme, toma banho ou pratica alguns desportos, explica o CHLP, referindo estarem programados mais oito implantes.

Entretanto, o Hospital de Santo André irá adotar uma técnica mais complexa, que visa tratar casos mais graves de surdez como a neurossensorial.

(Notícia publicada na edição de 3 de agosto de 2012)


Secção de comentários

  • Agostinho Rodrigues disse:

    Curiosíssimo , pois há 22 anos perdi o ouvido direito, por excisão de neurinoma do acústico. Vou de imediato tentar contactar o Serviço, pois parece-me ser o "milagre" por que há tantos anos anseio! Parabéns.

    • Amândio Caldas disse:

      Boa tarde.
      Estou em vias de colocar um sistema BAHA no meu ouvido, mas gostaria de saber quais as impressões de pessoas que já o fizeram. Também gostaria de saber o custo global dum aparelho destes incluindo a cirurgia. A Segurança Social comparticipa com alguma coisa?
      Desculpe o abuso, mas as informações são muito escassas.
      Obrigado pela atenção

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados