Assinar
Cultura

Cultura e artistas da região em força na Festa do Avante!

A cultura de Leiria e da região está presente em força na Festa do Avante de 2012, que arrancou hoje e decorre até domingo, no Seixal.

A cultura de Leiria e da região está presente em força na Festa do Avante de 2012, que arrancou hoje e decorre até domingo, no Seixal.

Música, filmes e livros com assinatura de autores da região vão integrar o imenso festival organizado pelo Partido Comunista Português, este ano com cerca de 250 eventos no programa de três dias na Quinta da Atalaia.

Para além do espaço Leiria, onde estarão alguma da gastronomia e artesanato típicos da região, há muitos outros contributos para a festa de 2012. Já hoje, sexta-feira, os cem anos de Piazzolla são lembrados pelo Akuanduba Quinteto, de Leiria, num programa dedicado à música do compositor argentino a apresentar a partir das 20 horas.

Amanhã, sábado, o Palco Novos Valores vai contar com duas bandas da região: Capitão Ortense, de Fátima, e Homem de Marte e os Invasores, de Leiria. Entre as duas atuações, Sérgio Ribeiro, de Ourém, apresenta o livro “O Contributo de Marx para o Marxismo”. Também amanhã, o Grupo de Concertinas da Barrenta, de Alvados, no concelho de Porto de Mós, junta-se à festa, já perto da meia noite.

Domingo, o ritmo da região é dado ao Avante pela Big Band da Nazaré. É também o dia para Pedro Neves, realizador de Leiria, mostrar no CineAvante! os seus documentários “Água Fria” e “Os Esquecidos”.

É sem dúvida um momento de celebração cultural, independentemente da carta político-partidária do Avante, como sublinha Marciano, de Homem de Marte e os Invasores.

“É uma das festas mais emblemáticas que temos no país. Sou apartidário e não sei a cor política de cada ‘Invasor’, mas admiro todo o espírito comunitário envolvido na festa. Para nós o Avante encabeça as conquistas que efetuamos como banda”, diz o músico, que promete uma aparição especial na Quinta da Atalaia com a sua música. “Vamos aproveitar o Avante para nos divulgarmos ao máximo. Vamos invadir o Avante!”.

ML

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados