O Abrigo do Lagar Velho, local da descoberta o Menino do Lapedo em 1998, foi hoje indicado para Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural.
Para o sítio, na margem esquerda da Ribeira da Caramujeira, freguesia de Santa Eufémia, Leiria, além da classificação como Monumento Nacional, está prevista a fixação de uma zona especial de proteção (ZEP).
A proposta, publicada em Diário da República, compreende o impedimento de qualquer obra na área, dada a “sensibilidade arqueológica do sítio”, onde apenas serão autorizados trabalhos de investigação.

Na ZEP, que abrange o canhão do vale do Lapedo, “todas as intervenções com impacto no subsolo deverão ter diagnóstico arqueológico prévio”.
//= generate_google_analytics_campaign_link("leitores_frequentes_24m") ?>Os elementos relativos ao processo de classificação estão consultáveis online na Direção Regional de Cultura do Centro, Direção-Geral do Património Cultural e Câmara Municipal de Leiria.
O processo original fica disponível para consulta presencial, mediante marcação prévia, na Direção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra.
A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis e, caso não sejam apresentadas observações, a classificação do Abrigo do Lagar Velho e a criação da ZEP do Lapedo tornar-se-ão efetivas com nova publicação em Diário da República.