Assinar


Cultura Exclusivo

Criança do Lapedo. Uma história que prova que somos a soma de muitos e que viemos todos do mesmo lado

As escolas de Leiria estão a ouvir contar a história do Tesouro Nacional descoberto em Santa Eufémia. Em janeiro foram quase 500 alunos que ouviram falar de um legado que tem ressonância forte nas questões sociais da atualidade.

A equipa que investiga o sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho visitou as escolas-sede dos agrupamentos Francisco Rodrigues Lobo (nas fotos), Domingos Sequeira, Afonso Lopes Vieira, Rainha D. Leonor (Carreira) e Henrique Sommer (Maceira), falando para quase 500 alunos de 15 turmas das áreas de História e de Ciências

Teria cerca de quatro anos quando morreu e uma “matrícula” 29 mil anos depois pode parecer algo tardia. Mas o exemplo que carrega o único Tesouro Nacional de Leiria vale ouro e, por isso, quando o mundo parece um lugar cada vez mais perigoso para viver, a Criança do Lapedo anda agora pelas escolas. A iniciativa do município faz parte da comemoração dos 25 anos da descoberta no Vale do Lapedo e pretende levar aos alunos os vários ensinamentos que oferece este pedaço de história desenterrada no Abrigo do Lagar Velho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados