(fotografias: Joaquim Dâmaso)

 

Mais de um milhão de peças dão forma a uma cidade gigantesca, com estação de comboios e floresta, uma ilha de tesouro, piratas, uma vila piscatória, um castelo imponente e muitas outras atrações para miúdos e dos graúdos. É a maior exposição Lego alguma vez realizada em Leiria e abre sábado, 1 de dezembro, no Edifício Banco de Portugal.

Nos dois pisos do edifício estão cerca de 300 construções de mais de 30 construtores de todo o país, que dão o colorido à exposição com trabalhos de diversas temáticas. Para se perceber a complexidade, algumas das construções têm mais de 10 mil peças.

A organização é da Comunidade 0937, que junta construtores de Lego em Portugal, e da Câmara de Leiria, estando a exposição integrada no programa “Viagem do Pai Natal”, que anima a quadra no centro da cidade.

Além do Lego no Banco de Portugal (a exposição pode ser visitada, nos dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14 às 18h30 e, aos fins-de-semana, das 14 às 18h30), que se transforma neste período em “Fábrica do Pai Natal”, sábado é inaugurada também toda a animação natalícia de a “Viagem do Pai Natal”, que tem como centro de atividades o Mercado de Santana.

Na abertura oficial da “Viagem do Pai Natal”, a 1 de dezembro, às 15 horas há “flash mob dance Natal”, na Praça Goa Damão e Diu, onde bailarinos e bailarinas de todas as idades irão “invadir” a Fonte Luminosa.

Pelas 16 horas, assinala-se a “Viagem do Pai Natal” com uma visita ao “Recreio dos duendes”, no Mercado de SantAna, onde decorrerá uma animação infantil dinamizada pelo Agromuseu Dona Julinha e a atuação do WoodBrass Trio do Orfeão de Leiria.

No “Recreio dos duendes” estará o trono do Pai Natal, espaço das brincadeiras, insufláveis, a cartinha do Pai Natal, o presépio, o cantinho das guloseimas e a oficina dos duendes, para divertir os mais pequenos.

Aos fins de semana, funcionará ainda a casinha do pão quente e haverá espetáculos, entre as 16h30 e as 17h30, protagonizados pelo Orfeão de Leiria, Academia de Ballet e Dança Annarella, SAMP, Coro das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria e Coro Infantil Jardim Escola João de Deus.

Nas ruas de Leiria estão patentes esculturas alusiva ao Natal, criadas por alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário das escolas do concelho.