Assinar
Saúde

Rastreios, ginástica e um cordão humana pela diabetes no Mercado de Santana, em Leiria

Rastreios, workshops, palestras, ginástica e um cordão humano têm lugar amanhã, sábado, no Mercado de Santana, em Leiria. A iniciativa, organizada pelo Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), visa alertar a população para a diabetes.

Rastreios, workshops, palestras, ginástica e um cordão humano têm lugar amanhã, sábado, no Mercado de Santana, em Leiria. A iniciativa, organizada pela Consutla da Diabetes do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), visa alertar a população para a diabetes e suas consequências.

O evento, que tem início às 9 horas, antecipa o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro sob o tema “Proteger o nosso futuro”.

Além de rastreios gratuitos à diabetes, hipertensão arterial, obesidade e risco vascular, estão programadas sessões de esclarecimento, de ginástica e de dança. A palavra de ordem é a prevenção com tónica na educação alimentar e controlo de complicações da doença, nomeadamente do pé diabético.

“Pretendemos não só ajudar as pessoas com diabetes a viver melhor com esta doença, mas também tornar mais clara a diabetes para todos, desmistificar, trazer luz sobre esta doença que afeta 250 milhões de pessoas em todo o mundo”, explica Amália Pereira, diretora da Consulta Externa.

A ação que se prolonga ao longo do dia inclui, depois das 16h30, um cordão humano, sugerindo-se aos participantes o uso de uma peça de roupa azul, cor da luta contra a doença.

“Convidamos todos os leirienses a participar neste abraço, com uma peça de roupa azul, mostrando que estamos todos ‘Unidos pela Diabetes’. Tragam os filhos, os pais, os avós e os netos, lutemos todos juntos contra esta pandemia, alertando, desmistificando, prevenindo e ajudando a viver com ela”, .desafia Amália Pereira.

Haverá ainda espaço para conhecer o Projeto MAIOR, um programa de melhoria de acessibilidades para a população idosa da Consulta Externa do Hospital de Santo André e de promoção do envelhecimento ativo.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados