Assinar Edições Digitais


Mercado

Há um novo Casulo “low-cost” em Leiria

O alojamento low-cost em Leiria entrou numa nova fase com a transformação da pousada do Politécnico num Casulo para estudantes e não estudantes. Os preços vão desde 3,33 euros por dia.

A aposta recai sobretudo no alojamento de médio e longo prazo (fotografia: Joaquim Dâmaso)

A oferta de alojamento low-cost em Leiria entrou numa nova fase com a transformação da pousada do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) num Casulo para estudantes e não estudantes. São 116 apartamentos T0, com preços desde 3,33 euros por dia e foco nas estadias de médio e longo prazo.

Construído pela sociedade Gameiro & Guarda, o edifício da avenida General Humberto Delgado remonta ao tempo do Euro 2004 em futebol.

Destinava-se a funcionar como hotel, o que nunca aconteceu, contudo. Foi, isso sim, durante vários anos, residência para alunos do IPL. No ano passado, a gerência transitou para Eric Salvado, ele próprio um ex-funcionário dos serviços académicos do Politécnico. Já neste outono, a unidade ganhou uma cafetaria, uma lavandaria self-service e uma sala de estudo.

“Queremos transmitir a ideia clara de que é possível por um preço inferior ao normal ter um serviço de qualidade”, afirma Eric Salvado, com exemplos de poupança que explicam as tarifas praticadas: a troca da roupa de cama é feita pelos hóspedes, que também têm a responsabilidade pela limpeza dos quartos.

Atualmente, há cerca de 70 alojamentos ocupados. A maioria dos inquilinos são estudantes, mas também vivem no Casulo professores, juízes e delegados comerciais. Vivem, porque as estadias são tendencialmente longas, apesar de ser possível a pernoita ocasional. Para o público em geral, os preços variam entre 120 euros (11 meses) e 160 euros (dois meses) por mês em regime duplo. Os estudantes pagam menos 20 euros mensais.

Há acesso wireless à internet gratuito em todo o empreendimento. E o novo espaço lounge tem cafetaria, refeições take-away, zona de jogos e televisão.

Eric Salvado tem já novas ideias para dinamizar o Casulo, mas para já é essencial rentabilizar o investimento: cerca de 30 mil euros. Este é um dos dois alojamentos low-cost na cidade, juntamente com a Hostel Leiria, instalada junto ao Mercado de Santana.

(Notícia publicada na edição de 30 de novembro de 2012)

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt