Assinar
Desporto

Ciclistas juntam-se em Leiria em manifestação nacional contra atropelamentos

A concentração em Leiria acontece pelas 15 horas, na praça Rodrigues Lobo e a organização diz tratar-se de “uma manifestação pacífica, dirigida à sociedade em geral”

As notícias de atropelamentos ou acidentes envolvendo ciclistas mundialmente famosos está na origem de um manifestação que no próximo sábado, dia 19, vai juntar milhares de ciclistas em mais de 25 cidades portuguesas. Entre elas está Leiria.

“As últimas semanas foram tristemente marcadas por notícias de vários atropelamentos de ciclistas. Infelizmente, são apenas mais alguns a somar às várias milhares de peões e utilizadores de bicicleta, adultos e crianças, que todos os anos são atropelados em Portugal”, diz a nota divulgada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, entidade organizadora da manifestação nacional “Basta de Atropelamentos”, onde se apela à convivência pacífica e respeito pelos modos suaves.

A concentração em Leiria acontece pelas 15 horas, na praça Rodrigues Lobo e a organização diz tratar-se de “uma manifestação pacífica, não dirigida a ninguém em particular, mas sim à sociedade em geral”. Serão realizadas diversas comunicações, seguidas de uma marcha em silêncio, pelas vítimas de atropelamento em Portugal.

No documento divulgado para os órgãos de comunicação, lê-se ainda que o movimento servirá “para que se pense qual o caminho a seguir, para que se escolha um futuro mais promissor, onde as pessoas possam usufruir do espaço público sem medo, e onde as crianças possam brincar na rua com mais segurança. A acalmia de tráfego nas cidades é urgente, quer seja pela introdução de zonas 30, quer seja pela maior fiscalização das velocidades praticadas – mas acima de tudo pela consciencialização de todos de que a velocidade mata. E que se grande parte de nós por vezes está por detrás do volante, todos acabamos por ser senão ciclistas, pelo menos peões. Uma manifestação onde qualquer um é bem vindo, a pé ou de bicicleta, para exigir um direito que é de todos”.
Lista das cidades já confirmadas
Lisboa, Terreiro do Paço
Porto, av. dos Aliados
Faro, jardim Manuel Bívar
Coimbra, praça da República
Braga, chafariz da Arcada
Guarda, praça Luís de Camões
Barcelos, largo da Porta Nova
Vila Nova de Famalicão, praça D. Maria II
Vila Real de Santo António, praça Marquês de Pombal
Seia, largo da Câmara Municipal
Machico, praça do Fórum Machico
Tavira, praça da República
Póvoa do Varzim, praça do Almada
Silvares – Guimarães, rua 25 de Abril, Nº 161
Aveiro, praça do Peixe
Setúbal, praça do Bocage
Peso da Régua, Parque Multiusos
Beja, praça da República
Portalegre, praça da República
Figueira da Foz, Paços do Município
Évora, praça do Giraldo
Guimarães, largo do Toural
Portimão, largo Heleodoro Salgado
Águeda, praça do Município
Sines, rotunda da Oliveira

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.