Assinar
Desporto

McNamara volta à Nazaré e apanha nova onda gigante

Ontem, a Zon North Canyon indicava que estariam condições perfeitas para surfar e até poderia ser “o maior dia de sempre” na Praia do Norte. O resultado é este.

As previsões indicavam estar excelentes condições para surfar grandes ondas na Praia do Norte. Vai daí e Garrett McNamara deixou o Havai e voou direitinho até à Nazaré para ver e sentir como é surfar uma onda dessa dimensão.

Praia do Norte, dia 28 janeiro de 2013. Fotografia de Tó Mané

A imagem que acompanha este artigo foi tirada hoje de manhã, segunda-feira, dia 28, e está a ser partilhada nas redes sociais a um ritmo veloz.

Ontem, a Zon North Canyon, entidade que tem promovido a vinda do surfista havaiano á região, indicava que estariam condições perfeitas para surfar e até poderia ser “o maior dia de sempre” na Praia do Norte.

“O que sabemos é isto: desde que o projeto Zon North Canyon começou (em 2010), não há registo de condições tão boas como as que estão previstas para amanhã a partir das primeiras horas de sol; no dia 1 de novembro de 2011, o Garrett surfou a maior onda de sempre nesta praia. Nesse dia, a ondulação máxima registada no windguru (site de referência para previsões de dimensão de ondas, direção de swell, vento, período entre ondas, etc) foi de 3,9. Amanhã vão estar 6.0!!!http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=75856&sty=m_menu“.

Segundo a organização, “entre amanhã e sexta-feira estão previstas condições épicas todos os dias. A ondulação mais pequena prevista para estes 5 dias é de 3,1, com vento, swell e período excelentes”.

Será um novo recorde para Garrett McNamara e para a Praia do Norte? Os números da onda ainda não foram revelados mas a Global Big Wave Awards 2013 já partilhou a proeza de McNamara e a fotografia da autoria de Tó Mané.

(atualizada às 22 horas)

O próprio Garrett McNamara já veio a público reconhecer a beleza da onda e agradecer as congratulações pelo seu desempenho. “Obrigado a todos pelo vosso apoio. Isso significa o mundo para mim. Hoje foi um ótimo dia e muito divertido com o meu parceiro, Kealii Mamala, Kamaki e Hugo Vau. A Praia do Norte estava plena em força, produzindo algumas ondas verdadeiramente intensas. A foto que alguém pôs a circular é surpreendente e bela, mas a onda quase que partiu. Estou muito grato ao Kealii e ao Kamaki que estão  lá para se certificar que eu não acabo nas rochas!!!”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.