Assinar
Sociedade

Sérgio Gomes é o novo Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro

Sérgio Gomes, de Óbidos, é o novo Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria, substituindo José Manuel Moura no cargo.

Sérgio Gomes, comandante Operacional Municipal de Óbidos e Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos, é o novo o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria, substituindo José Manuel Moura, nomeado Comandante Nacional da Proteção Civil.

Sérgio Gomes

O novo comandante distrital assume estar perante “um novo projeto, com outro tipo de responsabilidades e envolvência”, sendo que “o futuro é que irá ditar o que se irá passar. Contudo a ciência dos riscos não é exata, dificultando ainda mais uma tarefa por si só muito complexa e com muita responsabilidade”.

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, que divulgou a nomeação, considera que a escolha de Sérgio Gomes “é o reconhecimento do excelente trabalho de organização e eficácia que começámos a ter na Proteção Civil e junto do Corpo de Bombeiros de Óbidos”.

O autarca garante que as capacidades de Sérgio Gomes são “evidentes”: “Fará um excelente trabalho no CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) num distrito que se habituou a ter grandes profissionais na Proteção Civil, caso do comandante Moura que vê, agora, o seu profissionalismo reconhecido, ao assumir a coordenação nacional da Proteção Civil do País”.

Sérgio Gomes tem 41 anos e é licenciado em Proteção Civil, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com pós-graduação em “Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos”, pela Universidade de Coimbra.

Integrou, desde 1995, e até 2007, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, onde exerceu várias funções. Entre 2008 e 2009 orientou estágios e foi formador do curso de Logística em Emergência, no Instituto Politécnico de Leiria. Em 2009 é nomeado Delegado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.

Mais recentemente, em 2012, integra o Conselho Superior Consultivo da Liga de Bombeiros Portugueses, é secretário técnico da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, formador na área da Prevenção, Segurança e Combate a Incêndios, Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos, formador externo da Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito do Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas, Comandante Operacional Municipal de Óbidos e Comandante de Permanência às Operações no Centro Nacional de Operações de Socorro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados