Assinar
Sociedade

Santiago da Guarda inaugura monumento no próximo domingo

O renovado complexo monumental de Santiago da Guarda vai ser inaugurado no próximo domingo, numa cerimónia que decorre a partir das 14 horas.

O renovado complexo monumental de Santiago da Guarda – que integra a Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor – vai ser inaugurado no próximo domingo, numa cerimónia que decorre às 18h30. O programa de animação previsto para a tarde termina com um arrojado espetáculo, com o tema “Os Romanos estão de volta”.

A zona histórica de Santiago da Guarda foi requalificada no âmbito de uma candidatura da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó (que integra os concelhos de Ansião, Alvaiázere, Penela, Pombal, Con­deixa-a-Nova, Soure e Tomar) ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE)

Além da residência senhorial (monumento nacional desde 1978, de herança manuelina), o complexo de Ansião integra vestígios de uma vila romana dos séculos IV e V, descoberta apenas em 2002.

Um investimento de 428 mil euros (financiado em 85 por cento) permitiu a realização de arranjos em toda a zona envolvente da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, onde foi criado um espaço multiusos para realização de feiras mensais e temáticas e uma zona central de convívio, que poderá acolher eventos culturais e recreativos.

O projeto incluiu ainda a instalação de um parque infantil associado à temática do complexo monumental, assim como espaços de repouso e circulação pedonal, revela fonte do município de Ansião.

A cerimónia servirá ainda para apresentar o projeto de sinalética para o Parque Temático Villa Sicó.

SMF

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados