Assinar
Sociedade

Teleassistência apoia idosos isolados em Leiria

Câmara de Leiria e Cruz Vermelha Portuguesa lançaram um projeto de teleassistência para apoiar idosos e cidadãos dependentes por doença, incapacidade ou isolamento.

Cerca de 5.000 euros é quanto a Câmara de Leiria destinou este ano ao projeto de teleassistência, que visa apoiar idosos e cidadãos dependentes por doença, incapacidade ou isolamento. O projeto, que resulta de uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), permitirá abranger, de forma gratuita, 26 pessoas em situação de comprovada carência económica.

Este apoio consiste na instalação de um sistema fixo em casa do beneficiário ou de um equipamento móvel, que podem ser acionados em caso de emergência, e da prestação de um serviço telefónico concebido para uma resposta personalizada a qualquer hora do dia ou da noite.

Além do sistema de comunicação com alta voz, o equipamento fixo inclui uma pulseira ou um colar com um botão que, ao ser pressionado, estabelece contacto imediato com o operador da CVP.

Já o equipamento móvel, quando acionado, fornece também a localização por GPS do utente, podendo ainda funcionar como recetor de mensagens.

O programa não está, contudo, apenas limitado aos cidadãos carenciados, podendo qualquer interessado inscrever-se através de formulário disponível no site da autarquia para beneficiar do serviço por um custo mensal que pode oscilar entre 18 e 24 euros.

Outras informações sobre o serviço pode ser obtidos através da Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Leiria, pelo telefone 244 839 684/646 ou e-mail accao.social@cm-leiria.pt.

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados