Select Page

Gira aos 40: A doçura das amêndoas

Gira aos 40: A doçura das amêndoas
Sofia Francisco, professora giraaosquarenta@gmail.com

É sempre o mesmo todos os anos. Sempre que se aproxima a Páscoa, não consigo fugir do sabor que as amêndoas tinham quando eu era uma menina de seis ou sete anos. Não existe, tenho a certeza, fórmula que transforme as amêndoas de hoje no sabor que tinham as do pacotinho que era deixado na mesa da sala do sr. prior (assim chamada porque a sala só era usada nesta altura).

Não tenho o hábito de olhar para o passado a pensar que antigamente é que era bom. Acredito no futuro, espero ansiosa pelo que ele me traz, habituo-me rapidamente às novas tecnologias, acho graça ao que as novas gerações inventam…Contudo, quando chega esta altura e ponho uma amêndoa na boca, o caso muda de figura. Já procurei nas mil e uma marcas, nos tipos franceses e noutros que tais, em confeitarias e supermercados, em espaços modernos ou tradicionais. Não vale a pena. Acho graça às de canela, às de chocolate, experimento as novidades, e nada. Nada se compara. Parece mesmo que não há açúcar suficiente capaz de suplantar a doçura das amêndoas das minhas memórias de infância.

Quando constato isso, verifico, uma vez mais, que Saint Exupéry tinha razão…nós somos da nossa infância como quem é de um país. E é por isso que eu sei que mesmo que me vá embora de Portugal, zangada, à procura de uma vida melhor… não encontrarei em nenhum lugar o sabor das que o padre Júlio me trazia!

(texto publicado a 28 de março de 2013)

1 Comentário

  1. LEYRENO

    UM DIA SE NOS ENCONTRARMOS POR AÍ PROVARÁ DAS MINHAS. VAI VER QUE SE VAI RECORDAR POR MUITOS MAIS ANOS. MAIS NOVA É MINHA NETA E HÁ DOIS ANOS, COM CURSO SUPERIOR, DESANDOU PARA A HOLANDA, ONDE ESTÁ FELIZ. PASSÁMOS A FESTIVIDADE NATALÍCIA DURANTE TRÊS SEMANAS NOS PAÍSES BAIXOS E BÉLGICA.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Leiria vai ter um busto de homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Lemos Proença. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This