Assinar
Sociedade

Deputados do PS alertam para redução do número de bolseiros no Politécnico de Leiria

O número de bolsas atribuídas aos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) reduziu quase 25 % nos últimos dois anos, enquanto o número de alunos diminuiu cerca de 10%, alertam os deputados do PS.

O número de bolsas atribuídas aos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) reduziu quase 25 % nos últimos dois anos, enquanto o número de alunos diminuiu cerca de 10%, alertam os deputados do PS.

Odete João e João Paulo Pedrosa, eleitos por Leiria, que reuniram esta semana com a direção do IPLeiria, afirmam-se preocupados com a situação.

“Numa altura em que os apoios sociais deveriam aumentar, estão a diminuir”, lamentou Odete João em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, referindo que a atribuição de bolsas “baixou muito por força das regras impostas pelo Governo PSD/CDS”.

“Se o agregado tem alguma divida ao fisco ou à Segurança Social, o aluno já não recebe bolsa”, acrescenta, lembrando que, no ano letivo em curso, o IPLeiria tem 2.343 bolseiros, menos 767 do que no ano 2010/2011.

Quanto ao número de estudantes, são atualmente 11.079, menos 1.175 do que em 2010/2011.

Ainda assim, ressalva, o instituto “tem procurado minimizar este impacto com um serviço muito personalizado de deteção dos problemas existentes que procura minimizar através do FASE-Fundo de Apoio Social a Estudantes”.

Nas vésperas da apresentação do projeto de resolução do PSD sobre o ensino superior, debatido ontem na Assembleia da República, os deputados socialistas assumiram ainda alguma apreensão face à intenção de implementar cursos de curta duração (de dois anos) no sentido de atingir as metas da estratégia europeia 2020.

Segundo Odete João, apenas 26,1% da população portuguesa na faixa etária 30-34 anos possui formação académica superior. As metas propostas visam elevar essa percentagem para 40% até 2020, mas “à custa do alargamento de oferta de cursos de dois anos, sem qualquer certificação, licenciatura, mestrado ou doutoramento”, denuncia.

“O Partido Socialista vê com muita preocupação as intenções plasmadas no projeto de resolução nº 688 do PSD/CDS sobre o futuro do ensino superior”, acrescenta, considerando que a resolução “não é mais do que uma carta de conforto ao Governo no que se perspetiva como uma desqualificação do ensino superior politécnico”.

Odete João sublinha ainda a redução em mais de 20% no que toca às transferências do Orçamento de Estado para as instituições de ensino superior de 2011 para 2013 baixou, frisando que “os institutos politécnicos, contrariamente às universidades, ainda não foram ressarcidos dessa verba, conforme prometido pelo Ministério da Educação e da Ciência”.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados