Assinar
Desporto

Projeto inovador transmite multiplicidade desportiva a crianças

IPL Sports Academy (ISA), em Leiria, quer “romper” com a ideia de craques e oferecer um leque de atividades desportivas sem privilegiar nenhuma modalidade.

Apanhada com direito a golos, saltos de parkour, cambalhotas, lançamento do disco de frisbee, drible de bola, patinagem e toques de voleibol. A panóplia de exercícios consta de uma aula de 60 minutos que pretende formar desportivamente crianças dos 5 aos 9 anos.

Nuno Fabião e Rui Matos, da ESECS, são os responsáveis pelo projeto

O conceito parte de um projeto desenvolvido pela ISA (IPL Sports Academy), do Centro de Investigação em Motricidade Humana (CIMH) do Instituto Politécnico de Leiria, que quer “romper” com a ideia de craques e oferecer um leque de atividades desportivas sem privilegiar nenhuma modalidade.

“Há uma tendência para formar crianças para serem desportistas. Num grupo de 100, apenas dois ou três serão atletas de alta competição. O que queremos é formar indivíduos com boa formação motora, que sejam saudáveis e que o conhecimento que adquirirem lhes seja útil no futuro”, diz Nuno Fabião, um dos mentores do projeto.

Mais do que ensinar as regras de andebol ou de râguebi, a ISA procura transmitir a base de um conjunto de modalidades, “sem pressas e respeitando as etapas de desenvolvimento”, de forma divertida e criativa. “Existe aqui um projeto que não existe em mais lado nenhum em Portugal, isto é, estamos a formar alunos atletas com todas estas competências, e que têm apenas 6 anos”, reforça Rui Matos, outro dos responsáveis do projeto e atual diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Leiria.

Na aula a que o REGIÃO DE LEIRIA assistiu, um grupo de alunos passava um balão por cima de uma fita, com a finalidade de elevar a “bola” e colocá-la no campo adversário. Outro grupo, mais velho, fez o mesmo exercício, com recurso a uma bola e movimentos de receção e passe característicos do voleibol.

Atualmente, as aulas acontecem à quarta-feira, às 18h30, na ESECS e, rotativamente, numa piscina ou outdoor. No verão, verá alargada a oferta a programas de férias.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados