Assinar
Mercado

Centenas de ofertas por preencher no IEFP

Os serviços do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) continuam a não conseguir colmatar todos os anúncios de trabalho que chegam mensalmente aos centros de emprego.

Apesar da elevada taxa de desemprego em Portugal, que se mantém acima dos 17%, os serviços do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) continuam a não conseguir colmatar todos os anúncios de trabalho que chegam mensalmente aos centros de emprego.

Em maio, o mês mais recente com estatísticas disponíveis, os centros de emprego do distrito de Leiria receberam e publicitaram 798 ofertas de emprego, mas apenas colocaram 533 pessoas, o que representa uma taxa de cobertura inferior a 67%. Assim, no final do mês, havia um diferencial de 265 vagas por preencher.

Leiria, Alcobaça, Marinha Grande e Caldas da Rainha foram os concelhos com maior número de ofertas recebidas em maio de 2013, representando 80% do conjunto de anúncios referentes ao distrito nos centros do IEFP, mas o número de colocações durante o mês, face ao total de ofertas, oscilou entre 44% em Caldas da Rainha e 71% em Leiria.

Considerando apenas os concelhos do Pinhal Litoral – Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós – verifica-se que no final do mês de maio havia 323 ofertas disponíveis, mais 40 do que em abril e mais 127 comparando com maio do ano passado.

Segundo estatísticas do Eurostat divulgadas no início de julho, a taxa de desemprego em Portugal situou-se, em maio, nos 17,6%, ligeiramente abaixo do máximo de 17,8% registado em abril, mas acima dos 15,5% atingidos um ano antes.

Portugal continua a ter a terceira taxa mais elevada na União Europeia, apenas atrás de Espanha e Grécia, e muito acima da média europeia, de 12,1% em maio.

(Notícia publicada na edição de 11 de julho)


Secção de comentários

  • GMot disse:

    O que aqui é descrito acontece principalmente por culpa do IEFP.
    Á 2 anos fui impedido de concorrer para uma vaga na nokia, apesar de ter experiência e as competências solicitadas para a vaga em causa, tendo a justificação sido que não tinha a licenciatura por eles pedida (Eng. Electrotécnica) estando eu na altura a frequentar mestrado em Eng. Electrotécnica.
    Outra situação igualmente escandalosa foi terem enviado para casa uma carta a informar de uma vaga, até aqui tudo bem, o problema foi a carta ter sido enviada uma semana após o limite para concorrer e do prazo dado na mesma carta para comparecer no centro de emprego.

    Assim é muito complicado concorrer a alguma vaga!

  • Luis disse:

    esquecen-se que muitos pouco podem concorrer a essas ofertas, pois hoje as empresas pedem sempre pessoal que "nasça ensinado" e não abrem portas a quem ainda não sabe, é sempre os requisitos que estraga tudo a muita gente, enquanto não se abrir portas e dar oportunidade a quem ainda não sabe a área, pois muitas ofertas não é necessário grandes cursos para fazer o trabalho em causa, há é falta de vontade de acompanhar o novo trabalhador ensinando a tarefa. Assim não vamos lá.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados