Assinar
Desporto

Espetáculo e acrobacias na estreia da pista de supercross de Parceiros

A disputa será feita a dois para o título de campeão nacional, mas na realidade estarão mais de 35 pilotos oriundos de vários pontos do país em competição

Pelas 17 horas de amanhã, sábado, a pista de supercross de Parceiros, Leiria, recebe os primeiros pilotos para a final do campeonato nacional da modalidade.

998347_532260300155331_1584078187_nA disputa será feita a dois para o título de campeão nacional, mas na realidade estarão mais de 35 pilotos oriundos de vários pontos do país em competição. Hugo Santos (KTM) e Hugo Basaúla (Suzuki) estão empatados na primeira posição em pontos e a lutar pela vitória na última prova do campeonato nacional que lhes dará o título.

Outro dos pilotos em prova será Paulo Alberto, tetra campeão nacional da modalidade, tricampeão de motocross, natural da freguesia e atualmente a competir no Brasil. Com ele vem Joaquim Rodrigues, que também está a correr no Brasil. Duas presenças importantes, dado que Paulo Alberto e Joaquim Rodrigues são apontados como os melhores pilotos portugueses nesta modalidade.

No local onde agora surge a primeira pista de supercross da região, esteve há mais de 20 anos uma pista de motocross. José Carlos Matias, presidente da Junta de Parceiros, acredita que a iniciativa vai atrair milhares de pessoas.

Mas em que consiste o supercross? Trata-se de um desporto motorizado, praticado à noite, numa pista com cerca de 500 metros – o espaço equivalente a um campo de futebol – onde a técnica em conjugação com a velocidade e a perícia do piloto determinam o campeão.

A estrutura da pista proporciona cerca de 22 saltos por volta, num total de 12 (cerca de 40 segundos cada uma) e o piloto passa grande tempo da prova no ar, daí que boa parte dos registos fotográficos das competições revelem verdadeiras acrobacias.

É esse espetáculo de técnica, velocidade e acrobacia que a organização pretende ver em Parceiros, no sábado, a partir das 17 horas, onde se esperam perto de cinco mil pessoas. “É a pista mais técnica de Portugal, é supercross puro”, diz Ricardo Sebastião, da organização. “Quem for, vai ficar muito satisfeito, quem não for, vai ficar desiludido”, acrescenta.

 

Programa

Sábado, 24
17 horas Abertura das verificações técnicas.
18h40 Briefing pilotos (grelha da partida)
19 horas Treinos Livres
21 horas Meia final grupo A (8 minutos + 2 voltas)
21h20 Meia final grupo B (8 minutos + 2 voltas)
21h35 1ª Final Mini-SX (6 minutos + 2 voltas)
21h50 SuperPole (voltas rápidas)
22h10 Super-repescagem (5 minutos + 2 voltas)
22h30 Pédicross (público)
22h50 1ª Final Elite (12 minutos + 2 voltas)
23h20 2ª Final Mini-SX (6 minutos + 2 voltas)
23h30 Pódio Mini-SX
23h50 2ª Final Elite (12 minutos + 2 voltas)
00h15 Pódio Elite
00h30 Red Bull After Party

Parques de estacionamento
A organização terá vários espaços para estacionamento e estarão sinalizados no terreno, junto ao complexo desportivo da freguesia

Entrada
Bilhete custa 5 euros

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados