Assinar
Andebol

Andebol: Telma Amado estreia-se como profissional na Islândia

Doze anos depois de entrar para a Juventude Desportiva do Lis, a pivô Telma Amado prepara-se para virar a página na sua carreira desportiva. Na próxima época jogará no ÍBV da Islândia.

Doze anos depois de entrar para a Juventude Desportiva do Lis (Juve Lis), a pivô Telma Amado prepara-se para virar a página na sua carreira desportiva. A internacional vai jogar a próxima época no ÍBV (Ípróttabandalag Vestmannaeyja), na Islândia.

Telma Amado joga andebol há 14 anos, tendo representado União de Leiria, AC Sismaria e Juve Lis
Telma Amado joga andebol há 14 anos, tendo representado União de Leiria, AC Sismaria e Juve Lis

“A equipa abriu vagas para o lugar de pivô, fui contactada para saber se estava interessada e enviei a candidatura. É uma equipa profissional, o que significa que exigirá mais trabalho, mas também vou ganhar experiência internacional. Vou juntar o útil ao agradável”, afirma ao REGIÃO DE LEIRIA, acrescentando que a situação económica de Portugal também ajudou na decisão.

A formação islandesa ficou na terceira posição na última época e tem, no currículo, algumas taças. O campeonato começa na terceira semana de agosto e Telma deverá deixar Leiria nas próximas semanas. “Sei que há muito pouco sol e que é uma cidade muito pequena”, diz.

Por agora, a língua é o maior obstáculo – “não falo nada de islandês” – mas a atleta de 24 anos acredita que o desempenho desportivo e um pouco de inglês a vão ajudar. Ao longo de oito meses, tempo de duração do contrato, pensa que, as saudades e a distância de casa e dos amigos serão o “pior”.

Há 14 anos a jogar andebol, Telma passou pela União de Leiria, AC Sismaria e Juve Lis, onde encontrou André Afra. “Ele foi importante na decisão. Se não fosse o trabalho que ele fez, ao longo deste tempo todo, eu não teria chegado aqui”, refere.

(Notícia publicada na edição de 1 de agosto de 2013)

MG

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.