Assinar Edições Digitais
Sociedade

Abriu a caça às fugas de água em Porto de Mós

Cerca de 40 por cento da água que circula na rede de distribuição no concelho de Porto de Mós é perdida em resultado de fugas existentes.

Abriu a caça à fuga de água. Cerca de 40 por cento da água que circula na rede de distribuição no concelho de Porto de Mós é perdida em resultado de fugas existentes. O mesmo será dizer que, às torneiras dos consumidores chega apenas 60 por cento da água injetada na rede.

fugadeaguaMas o município está apostado em reduzir as fugas em 20 por cento. Atualmente, estão a decorrer trabalhos de deteção de fugas na vila de Mira de Aire, “visto que estamos a falar de uma rede com quase 50 anos”, explica fonte da Câmara da Porto de Mós.

Este é um trabalho de minúcia próprio de detetives: consiste na deteção e localização de roturas através de equipamento próprio, e posteriormente a sua reparação pelos serviços municipais.

Aliás, esta tarefa tem vindo a desenrolar-se nos últimos anos, através de campanhas pontuais de deteção de fugas em locais onde se verifica um aumento significativo na percentagem de água perdida. E de acordo com a autarquia, o esforço de caça à fuga na rede tem apresentado “resultados visíveis”.

Em 2012, foi constituída uma equipa dedicada a dar resposta a este problema. É a própria necessidade de cumprir com os objetivos do Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais que justifica este trabalho. Em Portugal está consagrada no PEAASAR 2007-2013, a necessidade de reduzir as perdas de água para valores inferiores a 20 por cento.

E na vila de Mira de Aire, a redução das fugas na rede já se cifra em aproximadamente 20 por cento, estima o município. Em setembro arranca nova campanha, desta feita com recurso a uma equipa externa. A redução dos recursos humanos disponíveis no município justifica o recurso a privados para auxiliar no esforço de deteção das fugas.

(Notícia publicada na edição de 29 de agosto de 2013)

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt